A Rumo ALL realizou no terminal ferroviário de Rondonópolis uma campanha em prol da saúde do caminhoneiro. Durante a ação, feita pelos setores de Recursos Humanos (RH) e Segurança e Saúde, foram aplicados testes rápidos e gratuitos de HIV, Sífilis e Hepatite, além de exame preventivo para as mulheres. A campanha aconteceu na última sexta-feira (29) e atendeu 150 pessoas.
A coordenadora do setor de RH, Camila Garçoa, explica que a ideia surgiu da necessidade de oferecer um programa preventivo para os caminhoneiros. “Como eles viajam muito, e às vezes não têm muito tempo, pensamos em fazer no local de trabalho. Enquanto estão na fila, nós cuidamos da saúde deles, fazemos acompanhamento e orientamos através dos informativos. A intenção é de que a campanha seja realizada periodicamente”, explicou.
O motorista Edelar Barbosa Locateli aprovou a iniciativa e aproveitou a oportunidade. “É um teste rápido, peguei o resultado na hora, vale a pena fazer. O único tempo que a gente tem é aqui, e se eu fosse pagar por todos esses testes eu não sei quanto iria ficar. Todos deveriam fazer”, recomendou Edelar.
A profissional responsável por desenvolver a ação no terminal é a enfermeira Enikem Tchelles. De acordo com ela, especialista no assunto, o número de atendimentos superou as expectativas. “A ação foi um sucesso, atendemos três vezes mais que o esperado. Os testes, mesmo disponibilizados em grandes quantidades, acabaram rápido. Tanto os colaboradores quanto os motoristas ainda procuraram para fazer”.
O programa da saúde do caminhoneiro teve como parceira a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis. Além dos testes, foram entregues preservativos e panfletos com orientações sobre as doenças. Devido à grande procura uma nova ação deverá acontecer em breve.
Sobre a Rumo ALL
A nova companhia, resultante da fusão entre Rumo e ALL, nasce com 12,9 mil quilômetros de malha ferroviária, 19 milhões de toneladas de capacidade de elevação no porto de Santos, 966 locomotivas, 28 mil vagões, 11,7 mil funcionários diretos e indiretos. Nesse período inicial de integração, a empresa irá operar com foco na expansão da capacidade de operação, redução de custos e aumento da eficiência operacional.