Atendendo convite do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Belo Bastos, para conhecer o Centro de Acesso à Tecnologia para Inclusão Digital (Catis), instalados no município de Campo Novo do Parecis (397 km de Cuiabá), a deputada Teté Bezerra ficou impressionada com a inclusão digital promovida pelo projeto.
A visita aconteceu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, onde foram instalados móveis que incluem um servidor, 10 computadores, uma impressora, um projeto multimídia, 11 mesas para computador, 11 cadeiras, rack 19 polegadas e balcão. Entre os equipamentos ainda se incluem um aparelho de ar condicionado, quadro branco, switch, modem e roteador, nobreak e 10 estabilizadores. Além da entidade, foram implantados Catis na Aldeia Bacaval e em três bairros carentes do município.
O secretário Rafael Bastos explica que os Catis são voltados à população mais carente e à margem da tecnologia da informação, trabalhadores que carecem de aperfeiçoamento profissional e acesso a tecnologias modernas socialmente inclusivas. “É firmado um termo de cooperação entre a Secitec e a Prefeitura que permite que os Catis seja implantado”, comenta ele.
A deputada Teté Bezerra destacou que a inclusão digital é considerada como democratização das tecnologias. Ela destaca que incluir uma pessoa digitalmente não apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social. “O programa beneficia toda a sociedade seja ela especial, idosa, jovens e crianças, promove uma interação entre as pessoas e melhor ainda leva informação e tecnologia a comunidades carentes”, completa ela.
O prefeito Mauro Walter Berfet comenta que os conjuntos foram instalados em locais que possam atender o maior número de pessoas, e ressaltou que o trabalho realizado foi feito em benefício da população, pois o município está crescendo, por isso, a necessidade de implantar programas como este. “Os programas que estão sendo instalados visam atender a população de Campo Novo, principalmente aos jovens, possibilitando assim, que possam participar do acesso direto à inclusão digital, e implantada em entidades do município, por isso, temos a certeza de que será de grande benefício para a comunidade que fará bom uso desses equipamentos”, destacou o prefeito.