Globo
Há aproximadamente um ano, as pessoas que embarcam ou desembarcam no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, enfrentam os transtornos provocados pela reforma e ampliação do terminal. Aos olhos dos passageiros que transitam pela área aeroportuária, os trabalhos parecem estar longe do fim. Porém, a Infraero reafirma que as obras ficam prontas até o fim de abril próximo, antes da Copa do Mundo.
“Viajo toda semana e parece que toda vez que chego aqui as obras estão a mesma coisa. A gente não percebe nenhuma evolução, pelo contrário, só tem piorado”, criticou o empresário Juraci Caramori, 62 anos, que ontem, por volta das 10h30, aguardava voo para Palmas (TO). “O que a gente realmente espera é que tudo termine logo e haja mais conforto para os passageiros porque no momento é só poeira ou lama”, acrescentou.
O autônomo Matheus Souza Santos, 25 anos, veio de Belo Horizonte (MG), onde fica o estádio Mineirão, passar o carnaval em Cuiabá. Para ele, o maior problema no aeroporto é o trânsito e estacionamento de carros. “Está uma confusão. Nas ruas próximas o trânsito não flui e quando você chega no aeroporto não há onde estacionar o carro e por isso os motoristas acabam parando o veículo fila dupla”, comentou.
Matheus Santos lembra que Minas Gerais também irá receber os jogos da Copa. Mas, por lá, segundo ele, as reformas e melhorias previstas estão bem mais avançadas. “A obra do Estádio Mineirão e do entorno da arena já acabaram e no aeroporto, que é bem maior, está tudo no fim. A situação é bem mais tranquila e confortável”, comparou.
Superintendente do Aeroporto, João Marcos Coelho Soares, garantiu que os trabalhos estão em ritmo acelerado. “Os trabalhos estão dentro de todo um planejamento e com entrega prevista para o fim de abril”, disse.
Soares diz que sabe a dificuldades enfrentadas hoje. Porém, lembrou que desde o início das obras o terminal permaneceu operando simultaneamente para não criar maiores problemas para os próprios passageiros e empresas áreas. “Em nenhum momento cancelamos um voo. No mês de janeiro, por exemplo, o movimento cresceu 15% se comparado ao mês anterior (dezembro)”, comemorou.
O superintendente lembrou ainda a visita feita ao “Marechal Rondon”, no dia 24 de fevereiro passado, pelo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. Na oportunidade, Franco afirmou estar convicto de que as obras serão concluídas e entregues até o fim de abril próximo. O ministro, que deve retornar ao Marechal Rondon nos próximos dias, também rejeitou qualquer tipo de imprevisto para atender os passageiros.
Atualmente, a obra conta com mais de 400 pessoas trabalhando. A reforma e ampliação do aeroporto está inserida na matriz de responsabilidade assinada pelo governo do Estado com a Fifa para a realização do Mundial, em junho próximo. Com a conclusão dos trabalhos, o terminal de passageiros saltará dos atuais 5 mil m2 para 14 mil m2.