10 de Agosto de 2020,

Cidades

A | A

Sábado, 03 de Fevereiro de 2018, 05h:19 | Atualizado:

Assembleia estimula doação de sangue em Mato Grosso

É com esse slogan que Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) deu início nessa sexta-feira (2), a campanha para incentivar a doação de sangue. “O objetivo é sensibilizar as pessoas a doarem sangue considerando que o início do ano é o período mais complicado para hemocentros, pois aumenta a demanda e diminui a doação”, explica Ricardo Sardinha, gerente de publicidade da ALMT.

Segundo Sardinha, a ideia é mostrar que assim como as festas animam e alegram as pessoas, os gestos de solidariedade também são muito comemorados e festejados por aqueles que estão à espera de uma ajuda, principalmente em se tratando de saúde.

Doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a sua saúde e salva vidas. E o sangue retirado é reposto em um dia pelo organismo. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. Essa quantidade é suficiente para salvar a vida de três pessoas, uma vez que, do sangue doado, é possível  se extrair ainda as plaquetas e o plasma

Mas mesmo sendo um procedimento simples, alguns critérios precisam ser observados antes de se dirigir aos hemocentros.  Para doar é preciso ter de 16 a 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50kg. Para os menores de idade é obrigatória a presença de um adulto responsável na hora do procedimento. E a idade limite para realizar a primeira doação é 60 anos.

No dia da doação, a pessoa deve estar descansada, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não estar em jejum e, no caso de fumantes, evitar o cigarro duas horas antes da doação. É imprescindível levar documento de identidade com foto. A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco. Após o procedimento a única recomendação é a ingestão de bastante liquido e evitar atividades físicas nas primeiras 24 horas.

Hemocentro para doação

Em Cuiabá você pode fazer a doação no MT Hemocentro, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h as 17h30 e está localizado na Rua 13 de Junho, 1.055, bairro Porto.  Também é possível doar na outra unidade do Hemocentro que fica no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, na Av. General Valle, 192, e funciona das 7h às 15h30.

MT Hemocentro atende as demandas do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e o de Várzea Grande, Hospital Universitário Júlio Müller, Hospital São Benedito e também aos pacientes com doenças sanguíneas, atendidos pelo SUS na instituição.



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS