Comunidades consideradas modelo na região Araguaia de Mato Grosso, os Projeto de Assentamento (P.A) Jandira e Santa Maria, localizados no município de Água Boa, encontram-se regularizados e com acesso a créditos rurais, o problema recorrente nesses locais é a falta de água potável para consumo e tratamento animal.
Essa situação foi verificada pelo deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) na propriedade do senhor João Gomes Nogueira, mas conhecido por João Redondo, que precisa andar cerca de 20 km de carroça em busca de água para os cuidados animais e do plantio de subsistência que possui em sua propriedade. Ele conta que teve acesso a dois Pronafs e esses foram utilizados para construção da casa onde mora e o segundo para aquisição de bovinos.
João Redondo explica ainda que tentou, em parceria com alguns vizinhos, cavar um poço artesiano, mas o local possui bastante pedregulho, tornando a perfuração mais profunda e, por isso, muito mais cara, inviabilizando a obra.
“Já tive acesso a dois pequenos créditos rurais, que utilizei para dar o mínimo de condições de vida para a minha família. Ainda estamos pagando esse crédito e não temos recursos para perfurar os poços artesianos. Para isso contamos com o apoio do poder público”, solicitou João ao deputado.
No P.A. Santa Maria também existe a escassez de recursos hídricos. Outro problema enfrentado pela comunidade é com relação às péssimas condições do piso da quadra coberta, único lugar para prática de desporto e lazer do assentamento, distante 60Km da sede do município .
“O concreto cedeu, causando desníveis na pequena de futebol society, colocando nossa integridade física em risco”, lamentaram os jovens, que no momento da visita de Dal’ Bosco participavam de uma ‘pelada’ no local. Os problemas dos dois assentamentos foram encaminhados pelo deputado ao prefeito de Água Boa, Mauro Rosa da Silva (PPS), em reunião na manhã desta segunda-feira (31).
Dilmar comprometeu-se ainda, em encaminhar um documento à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) solicitando a perfuração de poços artesianos nos assentamentos rurais de Água Boa.