Cidades Quinta-Feira, 05 de Agosto de 2021, 14h:27 | Atualizado:

Quinta-Feira, 05 de Agosto de 2021, 14h:27 | Atualizado:

R$ 600 MIL

Avaliação de corretores gera economia ao Judiciário

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

cartorio.jpg

 

O Termo de cooperação entre Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/MT) e Tribunal de Justiça (TJ/MT) que atribui ao corretor a avaliação de mercado dos imóveis dos cartórios de Mato Grosso gera economia aos cofres públicos. 

Em Sinop, norte do Estado, a mudança de prédio do cartório reduziu o custo de locação em R$ 55 mil por mês. O aluguel do novo prédio é três vezes menos do custo anterior.

A mudança de endereço do Cartório do Segundo Ofício de Sinop foi determinada  após avaliação do valor da locação realizada pelos corretores João Francisco de Miranda e Sérgio Ximenes e homologado pelo diretor jurídico Alex Vieira Passos,  que apontou o valor da locação muito superior ao que realmente valia, os profissionais foram indicados  pelo CRECI.

O Juiz de Direito, Corregedor Auxiliar do TJ/MT, Eduardo Calmon, destaca que em razão do termo de cooperação, o poder judiciário conta com apoio do CRECI quando o interino deseja mudar o cartório de localidade. “O auxílio do profissional devidamente habilitado pelo CRECI, através da elaboração do relatório avaliativo do valor daquela locação é fundamental para o poder judiciário saber se o valor ofertado esta compatível com os parâmetros de mercado”, disse.

Segundo Calmon,  isso permite ao poder judiciário um controle maior dos gastos públicos além da compactuação de um contrato com os valores praticados no mercado. “No município de Sinop a avaliação dos corretores permitiu a  economicidade aos cofres públicos, assim será em todo o estado, quando necessário, para termos melhor eficiência no controle dos gastos,  permitindo que esses valores possam ser utilizados  de maneira mais adequada pelo interino”, concluiu o juiz.

De acordo com o presidente do CRECI, prof. Benedito Odário, a avaliação do valor da locação dos prédios dos cartórios é atribuição do  corretor avaliador indicado pelo CRECI, desde o dia 03/05, após assinatura do convênio e decisão publicada no Diário Oficial.

“Essa parceria inédita com o TJ/MT é o reconhecimento de que o corretor é o profissional com capacidade técnica para realizar avaliação do valor da locação dos prédios dos cartórios. É um grande feito para a classe, pois fortalece ainda mais a profissão de corretor avaliador. Estamos abrindo novo campo de atuação profissional, é um ganho extraordinário”, avaliou o presidente do CRECI.

A nova sede do cartório no município de Sinop fica na Avenida Bruno Martini, 1.180, no Jardim Itália 2.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet