Recém-pavimentada pela Prefeitura de Cuiabá, a avenida Itaparica, no Coxipó, já possui diversos buracos e trechos deteriorados. A pista vinha sendo utilizadas pelos motoristas como desvio por conta das obras de construção do Viaduto da MT-040, que liga a avenida Fernando Corrêa à rodovia Palmiro Paes de Barros (saída para Santo Antônio do Leverger).
A “Itaparica” foi asfaltada há seis meses e durante as obras do elevado serviu como alternativa para desafogar o trânsito na Fernando Corrêa. Porém, apesar da liberação parcial da obra do viaduto, o trânsito na pista ainda é intenso.
Ontem pela manhã, alguns motoristas que passavam pela via e não conseguiam desenvolver uma velocidade ideal ao perceber a reportagem do Diário no local reclamavam. “É mais uma obra de qualidade que fizeram na capital”, brincou um deles. “É isso aí, bota a boca no trombone. Está horrível”, comentou outro enquanto uma passageira fazia o sinal de negativo com o dedo indicador.
Residente ao longo da avenida, Walter Arruda Gomes, de 61 anos, comentou que já ocorreram pelos dois casos de carros que acabaram de chocando um contra o outro ao tentarem desviar dos buracos. “Fizeram uma casquinha de ovo”, criticou.
Por meio da assessoria de imprensa, a Prefeitura alegou que, apesar de ser uma pavimentação nova, os buracos surgiram por conta do fluxo intenso de veículos de passeio e de carga associado às constantes chuvas. Com o início da estiagem, a previsão é que os serviços de tapa-buracos comecem em duas semanas.
A administração municipal informou ainda que várias vias como a avenida Dante de Oliveira, Jurumirim, Marechal Deodoro e outras localizadas na região central e no Porto já estão ou serão recuperadas.