A Câmara de Cuiabá irá implantar a linguagem de sinais durante as sessões plenárias. A intenção é garantir a acessibilidade de deficientes auditivos aos trabalhos realizados pelo Parlamento Cuiabano.
Para tanto, a Casa de Leis está capacitando alguns servidores efetivos para a função.
Assim que estiverem aptos, passarão a atuar em plenário na tradução para a linguagem de sinais. Vale lembrar que, as sessões podem ser acompanhadas pelo site do Legislativo.
O sistema funciona da seguinte forma: três funcionários ficarão no plenário, sendo um na presidência e os demais nas pontas adjacentes, quais são utilizadas como tribuna aos vereadores.
Eles ficarão responsáveis por fazer a tradução simultânea dos discursos feitos durante a sessão. O presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Pinheiro afirma que está iniciativa tem como objetivo realizar a integralização de todos, bem como garantir o acesso a Casa de Leis a todos, sem distinção.
“Vamos fazer esta capacitação e implantar este sistema. Este é um projeto que tenho procurado viabilizar algum tempo, e agora com a situação harmônica e com uma agenda positiva foi mais fácil de viabilizar”, pontua.