Cidades Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 14h:55 | Atualizado:

Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 14h:55 | Atualizado:

SERVIDORES

Capacitação visa prevenir assédio moral e sexual

Evento faz parte da programação do Mês da Mulher, em Cuiabá

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

prevencao assedio moral

 

A prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho foi tema da capacitação oferecida pela Prefeitura de Cuiabá, nesta segunda-feira (11), aos servidores municipais do Palácio Alencastro.

O evento faz parte da programação do Mês da Mulher da Secretaria Municipal da Mulher e teve o apoio do Núcleo de Apoio à Primeira-dama e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A palestra foi conduzida pela Dra. Claudia Aquino, especialista em Justiça do Trabalho há 20 anos, tem o objetivo de orientar os funcionários como evitar as práticas de assédio bem como prevenir a ocorrência do gênero.

Dentro do conteúdo programático foram abordados alguns pontos como direito das vítimas, medida de prevenção, meio de identificação de assédio e, principalmente mecanismos e canais de denúncia.

A secretária adjunta da Mulher, Elis Prates, aproveitou a oportunidade para colocar a ouvidoria da Secretaria Municipal da Mulher à disposição como um dos canais de denúncia para as servidoras que se sentirem assediadas, inclusive com suporte psicológico do Espaço de Acolhimento da Mulher.  

“As denúncias podem ser feitas de forma presencial, por telefone ou e-mail. No site da prefeitura, no Portal do Servidor, também tem a opção de fazer a denúncia por lá e escolher se vai para a Ouvidoria Geral ou a ouvidoria da Secretaria da Mulher”, explicou aos presentes.

Os servidores foram certificados na capacitação que possui 2 horas de duração para prevenir e combater o Assédio Moral, Assédio Sexual e demais Crimes contra Dignidade Sexual e Violência Sexual no âmbito da administração pública. 

Cartilha

Em 2022, a Secretaria da Mulher em conjunto com a Ouvidoria Geral lançou a Cartilha de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, num manual de 12 páginas que norteiam o servidor como identificar, agir e proceder diante de situações de importunação moral e sexual.

No material, podem ser encontradas informações sobre os três distintos modos de atuação de assédio, por exemplo, a vertical que consiste na relação de trabalho marcada pela diferença de posição hierárquica.

A novidade é o botão roxo (clique aqui), implantado no site oficial da Prefeitura, classificado como ‘um pedido de socorro’, onde deverá ser acionado em ocorrências que demandam urgência. A exigência atende a um pedido do Núcleo da Primeira-dama. 





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Aprendam uma luta e defendam-se!!!

    Terça-Feira, 12 de Março de 2024, 15h48
  • Sou mulher e fui assediada a vida toda e sempre me defendi muitíssimo bem e sem alarde ... Num órgão público entre 1986 a 1990 sempre achava um engraçadinho. Ouvia "você é uma delícia" e eu respondia, "sim, sou mesmo" e séria! Nunca ultrapassavam. Uma vez fui entregar um documento pra um certo doutor (já defunto) e do nada ele me abraçou por trás e tocou meu seio. Virei calmamente, dei um sorrisinho e taquei-lhe um tapa na cara. Tão forte que ele caiu e com uma das mãos com a palma virada pra cima. Dei uma mirada e pisei bem no centro da palma da mão dele com um pequeno salto e apertei e girei o pé..... deve ter trincado alguns ossinhos da mão dele. Virei as costas e saí. Sempre me vesti super decente, nunca dei entrada ou ousadia... Adivinha se ele reclamou pra minha chefe direta???? Claro que não né??? Mas o que eu percebia neste órgão? As mulheres, tanto novinhas ou não tanto, solteiras e casadas, babavam "oferecidamente" pros "doctors".... e qdo contei pra algumas delas me chamaram de burra, idiota, etc..por não ter aceitado o carinho no peito... Entenderam??. Ou seja.... Ahhhh tantos casos e todos muito bem resolvidos sem fazer tipo ou barulho... Sempre vai existir um babaca que vai tentar assediar uma mulher.... Normalmente são homens feios, fracos, inseguros ou até gays enrustidos que por bundice não assumiram sua sexualidade. Um pobre frouxo.. E os que batem nas mulheres???? São seres patéticos..... Racho de rir destes otários.... O único problema é que podem viciar nas surras.... Aiaiai.... Que triste realidade a nossa.. as não vamos desistir de sermos mulheres maravilhosas!!!
    0
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet