O Colégio Salesiano São Gonçalo demitiu o professor de Biologia e Matemática, A.J, investigado por assediar e importunar alunos, além de "barganhar nudes" em troca de notas boas a cada final de bimestre. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (13) por meio de um comunicado da diretoria da instituição, que concluiu o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado contra o profissional.
A denúncia veio à tona no final de novembro deste ano, quando um grupo de mães procurou à Delegacia Especializada na Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica) para denunciar os assédios sofridos pelos filhos, que fazem parte do Ensino Fundamental da tradiciona escola religiosa de Cuiabá. "As crianças estão sofrendo. Nós como pais estamos sofrendo. Eu juntei todas as mães que passaram pelo que estou passando e nos tornamos uma rede de apoio. Nós não contactamos a escola de forma inicial porque estava em segredo de Justiça, até para ele não destruir provas, computador, celular. Ele pode participar de uma rede de pedofilia, que inclusive teve uma recente batida policial em vários pedófilos, uma rede de pedofilia”, relatou a mãe em um áudio que foi compartilhado no WhatsApp no dia 1º de dezembro.
Após a repercussão do caso, o colégio se posicionou e classificou o fato como "gravíssimo", instaurando um PAD e afastando o educador das atividades, com o objetivo de ouvir os envolvidos e dar a oportunidade ao contraditório e ampla defesa. "Comunicamos que o PAD foi finalizado no dia 12 de dezembro de 2023 e que o professor não faz mais parte do quadro de educadores da instituição. No tocante aos alunos envolvidos, o colégio está fornecendo todo o suporte pedagógico necessário e eles estão frequentando as aulas normalmente", traz o comunicado da diretoria da instituição.
O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil por meio de um inquérito.
NOTA PÚBLICA
O Colégio Salesiano São Gonçalo de Cuiabá volta a público para comunicar os procedimentos realizados, após a nota de esclarecimento emitida em 1º de dezembro de 2023, acerca das denúncias envolvendo um professor do Ensino Fundamental e alguns alunos da instituição.
Como é de conhecimento de todos, assim que o colégio tomou ciência do caso, houve a suspensão imediata do professor de suas atividades e deu-se início ao Processo Administrativo Disciplinar – PAD, com o objetivo de ouvir os envolvidos e dar a oportunidade ao contraditório e ampla defesa.
Comunicamos que o PAD foi finalizado no dia 12 de dezembro de 2023 e que o Professor não faz mais parte do quadro de Educadores da instituição. No tocante aos alunos envolvidos, o colégio está fornecendo todo o suporte pedagógico necessário e eles estão frequentando as aulas normalmente.
O Colégio Salesiano São Gonçalo reforça o compromisso na resolução deste caso e se coloca à disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos que possam contribuir com a elucidação dos fatos. A nossa instituição zela pelos bons princípios e valores éticos, morais, legais e religiosos, pois são os pilares nos quais acreditamos para a construção de uma sociedade justa e harmônica.
Diante do exposto, contamos mais uma vez com a compreensão e confiança dos nossos parceiros, que nos confiam vossos filhos, nossos alunos, ao longo desses quase 130 anos de história e de toda a sociedade mato-grossense.
Cuiabá, MT, 13 de dezembro de 2023.
Diretoria do Colégio
Gordo
Quarta-Feira, 13 de Dezembro de 2023, 22h42