A Comarca de Canarana celebra, nesta segunda-feira (14 de julho), 35 anos de serviços prestados à comunidade. A unidade atende quase 30 mil habitantes, sendo instalada no dia 14 de julho de 1990. O município se destaca como um dos maiores produtores de grãos do Vale do Araguaia. A cidade é considerada a capital mundial do gergelim, sendo que a cada 100 kg de gergelim no mundo, 1,25 kg vêm de Canarana.
A Comarca de Canarana foi criada pela Lei nº 5.531, de 20 de novembro de 1989, e instalada em 14 de julho de 1990. Pertence à categoria de Entrância Intermediária e conta hoje com duas Varas, sendo uma cível e uma criminal. Atualmente, a unidade judiciária possui 4.483 processos judiciais. O juiz Carlos Eduardo de Moraes e Silva é o diretor do Fórum, que conta com 28 servidores.
Além de julgar e dar respostas à sociedade, a comarca realiza ações por meio de parcerias, como a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que presta assistência às mulheres em situação de violência. A segurança desse público também é garantida por meio da Patrulha Maria da Penha, para proteção e acompanhamento dessas mulheres, feita em parceria com a Polícia Militar.
A mudança cultural também é tratada pela unidade judiciária, que busca conscientizar e prevenir casos de violência contra a mulher entre homens autores de violência doméstica. O projeto ‘Papo de Homem para Homem’ é um trabalho desenvolvido em parceria com a Polícia Civil, onde são realizados encontros para promover reflexões sobre masculinidade e responsabilidade.
A comarca de Canarana realiza ações voltadas para a promoção da saúde, por meio de campanhas como o Maio Amarelo (trânsito), Fevereiro Laranja e Roxo, Dia de Combate ao Estresse, Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (saúde do homem).
Ao longo dos seus 35 anos, a Comarca de Canarana contou com a dedicação de 24 magistrados(as), dentre eles a atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Serly Marcondes Alves.
Outros magistrados que atuaram na Comarca: Cleber Freire da Silva Pereira, José Mauro Bianchini Fernandes, Paulo Martini, Aristeu Dias Batista Vilella, Christiane da Costa Marques Neves Silva, Gonçalo Antunes de Barros Neto, Antônio Veloso Peleja Júnior, Hildebrando da Costa Marques, Célia Regina Vidotti, Jorge Iafelice dos Santos, Ana Paula da Veiga Carlota Miranda, Melissa de Lima Araújo, Wladys Roberto Freire do Amaral, André Barbosa Guanaes Simões, Caroline Schneider Guanaes Simões, Alexandre Meinberg Ceroy, Darwin de Souza Pontes, Arom Olímpio Pereira, Arthur Moreira Pedreira Albuquerque, Conrado Machado Simão, Angela Maria Janczeski Góes, Jean Louis Maia Dias, Carlos Eduardo de Moraes e Silva.