O ouvidor-geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Antonio Joaquim, participou da inauguração da Clínica Onco-hematológica Prudenciana Nogueira de Moraes, do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), nesta quarta-feira (20).
O espaço possui 25 leitos, sendo nove isolamentos semi-UTI, destinados ao cuidado integral de pacientes que estejam sofrendo efeitos colaterais do tratamento. Em alguns casos, isso significa mitigar a dor e sofrimento dos pacientes em fim de vida.
Representando o conselheiro Guilherme Antonio Maluf, que preside a Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social do TCE-MT, Antonio Joaquim falou sobre a importância da instituição, que, desde 1999 atende pacientes oncológicos no estado.
“A inauguração desta clínica traz mais um motivo para celebrarmos o nosso HCan, que há décadas vem salvando vidas e oferecendo atendimento humanizado a milhares de pessoas fragilizadas pela doença”, pontuou.
De acordo com o HCanMT, o setor foi inteiramente reformado e equipado com recursos provenientes da doação de uma fazenda pelos irmãos Professor José Nogueira e Zilma Nogueira, totalizando um investimento de mais de R$ 4,5 milhões.
“É uma honra poder homenagear a nossa avó paterna, Prudenciana Nogueira de Moraes, dando nome a esse setor que salvará tantas vidas. Essa doação foi uma vontade que a minha avó sempre teve”, disse o Professor José Nogueira.
Na ocasião, o presidente do Hospital, Laudemi Moreira Nogueira, destacou a importância do setor, que começa a receber internações já a partir desta quinta-feira (21).
“Ter liberado um espaço tão humanizado, estruturalmente adequado, permitindo a essas pessoas uma recepção digna, é de fato uma satisfação da direção do Hospital e motivo muita gratidão que queremos externar à família doadora e a todos”, concluiu.