Nesta terça-feira (13) a Profª Jaçy Proença lançou, na câmara Municipal de Cuiabá, a cartilha “Conhecendo Cuiabá - Na ótica da População Negra-Indígena”, o evento contou com a presença do Cônsul Peruano Félix Vazquéz que foi recepcionado pelos vereadores Oséas Machado (PSC), Onofre Junior (PSB), Cido Mendonça (PT), Juca do Guaraná Filho (PTdoB), Adilson Levante (PSB) e o secretário de cultura do Estado , Fabiano Prates.
O livro já foi lançado no Peru durante o Carnaval Internacional “Integrando Culturas”, em Tacna. Vazquéz relatou que o material foi aceito de positivamente em seu país e já é considerada uma forma de manter uma comunicação cultural entre Brasil e o Peru.
"Temos uma colônia peruana significativa no Brasil, ações como está estreita nossas relações educacionais, cultural e turística", diz o cônsul.
Jaçy fez menção a data comemorada hoje, Abolição da Escravatura, Movimento Abolicionista de libertação dos escravos, data em que a princesa Izabel assinou a Lei Áurea.
"A cartilha conta a história de uma professora que mostra aos seus alunos de diversificados grupos étnicos a cultura de Cuiabá localizada no Estado de Mato Grosso, Centro Geodésico da América Latina sendo à cidade mais antiga do Oeste brasileiro. Hoje nesta data emblemática celebramos, mesmo em meios às dificuldades, a cultura de negros, índios e brancos misturada em nosso Estado", relata Jacy.
Oséas Machado parabenizou a ação da educadora e mencionou o aumento das mulheres em ações pontuadas em nosso Estado.
"Estreitar a relação de países mostrando nossa cultura a outros locais, isso é de suma importância não só para capital, bem como para Mato Grosso", pontua Machado.