Cidades Sábado, 26 de Julho de 2025, 10h:48 | Atualizado:

Sábado, 26 de Julho de 2025, 10h:48 | Atualizado:

INOVAÇÃO

Consultoria do Prêmio Innovare avalia o projeto GRIDE do TJMT

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Innovare TJMT

 

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) recebeu a visita da consultoria do Prêmio Innovare nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A etapa analisa os projetos selecionados para concorrer à 22ª edição do Prêmio Innovare. Nessa edição o projeto GRIDE – Gestão, Resposta, Inovação & Design, Dados & Tecnologia, Estrutura, do gabinete do desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, está entre os selecionados no concurso na categoria Juiz.

A visita foi realizada pela consultora Rúbia Salah Ayoub, que conheceu a técnica de GRIDE aplicada no gabinete do desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro.

Essa é a quarta fase do prêmio, ocasião em que os consultores visitam os locais de execução das práticas e entrevistam os autores dos projetos, a fim de confirmar as informações apresentadas na inscrição e registrar evidências que serão encaminhadas aos jurados.

“Estamos na fase de entrevistas e visitas presenciais aos projetos. O grande diferencial do Prêmio Innovare é justamente essa etapa, em que coletamos dados diretamente com os autores, vivenciamos as experiências com a equipe envolvida e confirmamos, de forma fiel, as informações já apresentadas na ficha de inscrição”, explicou Rúbia Salah Ayoub.

A consultora também destacou a tradição do TJMT na apresentação de iniciativas inovadoras. “Mato Grosso tem se destacado por práticas que realmente transformam o sistema de justiça, trazendo melhorias tanto para o público atendido quanto para a rotina interna dos tribunais. Essas inovações contribuem para tornar a justiça mais célere e eficiente”.

Projeto GRIDE

O projeto GRIDE foi criado em março de 2024 no gabinete do desembargador Luiz Octávio Saboia, em coautoria com a gestora de gabinete Hellen Graciosa de Matos e a assessora de inovação Eduarda Perdigão Coura. A proposta partiu da necessidade de repensar a estrutura de funcionamento interno do gabinete, indo além da lógica jurídica tradicional.

Com base em hipóteses construídas em conjunto com a equipe e a partir da escuta de profissionais de diferentes áreas, o GRIDE implantou uma nova sistemática de trabalho, aliando gestão estratégica, análise de dados, ferramentas tecnológicas e uma abordagem centrada no cidadão. A metodologia adotada tem inspiração no modelo Lean UX e preza pela validação contínua de soluções em pequena escala, que, quando eficazes, compõem o fluxo oficial de trabalho.

“Estabelecemos uma nova forma de atuar, centrada no usuário, com ganhos reais em produtividade, qualidade e celeridade. Hoje temos, por exemplo, uma média de resolução de processos em até 60 dias, o que representa uma entrega concreta de valor para a sociedade”, destacou o desembargador Luiz Octávio.

Os resultados alcançados permitiram que o projeto deixasse de ser piloto e integrasse a estrutura oficial de funcionamento do gabinete, demonstrando potencial de replicação em outras unidades do Judiciário.

Sobre o Prêmio Innovare

Criado em 2004, o Prêmio Innovare identifica, valoriza e dissemina as práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. A edição 2025 conta com sete categorias: Juiz, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Tribunal, além do Prêmio Destaque, com tema livre.

Após a fase de visitas técnicas, os projetos finalistas serão definidos pelos jurados ao longo do segundo semestre. A cerimônia de premiação será no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF).





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet