O Colégio Estadual Onze de Março teve suas aulas interrompidas porque um buraco de cinco metros de largura se abriu no meio de uma sala de aula na noite de terça-feira (9), após as fortes chuvas que caíram sobre a cidade de Cáceres (distante 2225 quilômetros de Cuiabá).
Localizada no centro da cidade, ninguém ficou ferido, pois quando aconteceu o incidente as aulas já estavam encerradas. A história se espalhou entre a população, que chamou a Defesa Civil Municipal, que orientou inicialmente o isolamento do bloco inteiro onde se localiza a sala e depois interditou todo o prédio da escola.
A coordenadora da Defesa Civil na cidade, Arineia Graciela Ardaia, informou que há risco iminente de caírem outros pontos da construção, pois o piso de várias outras salas apresentam desníveis e a medida é necessária para garantir a segurança dos 935 alunos ali matriculados. A direção da escola, porém, informou que a sala estava interditada desde o ano passado.
De acordo com o que a diretora Maria José de Oliveira Godoy disse ao site Cáceres Notícias, o local serviria apenas como depósito provisório, porque os coordenadores da unidade já tinham percebido que o piso estava “com problemas”.
Uma foto publicada parece confirmar a informação, pois nela é possível ver várias cadeiras e mesas amontadas no fundo da sala. Um coordenador de lá, citado pelo site, confirma que há erosão no prédio há 12 anos, ou seja, desde 2007. O prédio é antigo, pois a Onze de Março é das primeiras unidades educacionais da cidade.