04 de Julho de 2020,

Cidades

A | A

Segunda-Feira, 29 de Junho de 2020, 19h:46 | Atualizado:

REFORÇO NA GUERRA

Cuiabá abrirá mais 40 leitos de UTI

Município recebeu mais 20 respiradores

emanuel-respiradores.jpg

 

A Prefeitura de Cuiabá abrirá, nos próximos dias, mais 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal de Referência para tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19). Dessa forma, a Capital salta dos 95 leitos atuais para 135. 

Além disso, outros 10 respirados serão encaminhados para fortalecer a estrutura das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas, atendendo pacientes moderados para impedir o agravamento dos quadros e internação em UTI. Esses 10 fazem parte de uma contrapartida do Governo do Estado, acordado no início deste mês. 

Nesta segunda-feira (29), o prefeito Emanuel Pinheiro conseguiu para a Capital mais 20 respiradores que serão destinados para o Hospital de Referência. Os equipamentos foram conquistados via interlocução do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto no Ministério da Saúde. No início deste mês, o parlamentar já havia trazido para Cuiabá outros 20 respiradores, resultando agora em um total de 40.

"O deputado já tinha conseguido e entregue 20 respiradores para UTIs e, agora, está trazendo mais 20. Isso possibilitará que nossa Capital amplifique o atendimento para salvar vidas da população mato-grossense. Vinte leitos vamos entregar nesse semana, dependemos apenas da chegada das bombas de infusão. Os outro 20, também estarão em funcionamento o mais breve possível", explica o prefeito.  

Atualmente, os 95 leitos de UTIs para tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19 estão distribuídos entre o Hospital de Referência (antigo Pronto Socorro) e Hospital São Benedito. No primeiro, foram instalados, até o momento, 55 leitos. Já no segundo, o número chega a 40. Os novos respiradores foram para o Centro de Distribuição do Município, para ser patrimoniados, seguindo o protocolo de segurança. 

"Sabemos que o sistema de saúde da Capital é o responsável por atender um demanda que abrange todo estado de Mato Grosso. Por isso, buscamos dar nossa parcela de contribuição, principalmente em um momento que exige a união de todos. Nos colocamos à disposição para continuar ajudando a população naquilo que for necessário", comenta o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto. 

O secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Possas de Carvalho, destaca que, além das unidades de saúde terciária (Hospital de Referência e Hospital São Benedito, o Município também está se dedicando para equipar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas, que compõem a rede de saúde secundária. Segundo ele, com essa medida, é possível evitar que o estado de saúde dos pacientes se agravem na espera por uma UTI. 

"Com os equipamentos recebidos do Estado, vamos reforçar a atenção secundária, evitando que as pessoas sejam transferidas já em estado gravíssimo para as unidades terciárias. Com essa estabilização, já nas UPAs e Policlínicas, talvez não seja necessário fazer a transferência para a UTI. Dá para reforçar o sistema imunológico da pessoa, melhorar a oxigenação e fazer com que o caso não progrida para a UTI", pontua Possas.

 

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Eleitor | Terça-Feira, 30 de Junho de 2020, 08h13
    0
    0

    O QUE ACHO INTERESSANTE É QUE ESTES GESTORES CHAMAM A IMPRENSA PARA AVISAR QUE ABRIRÁ , QUANDO DEVERIA ABRIR PRA ONTEM ESTAS VAGAS DE UTI, PREFEITO PARE DE QUERER VENDER SUAS IMAGEM , CHAME A IMPRENSA APENAS AVISAR OLHA ESTA ABERTA TANTAS VAGAS.. TANTO, O PREFEITO QUANTO O GOVERNADOR ESTÃO USANDO A MÍDIA PARA VENDER SUAS IMAGENS E NÃO PARA INFORMAR E DIVULGAR AÇÕES..ELE FALA AGORA AI QUANDO ESTIVER EM FUNCIONAMENTO ELE FALA DE NOVO, QUANDO ESTÃO PRECISANDO E DE FAZER E NÃO FALAR...

  • jose a silva | Terça-Feira, 30 de Junho de 2020, 07h14
    0
    0

    Pois é. Devagarzinho as canalhices e as roubalheiras vão sendo descobertas! Veio verbas federais, gastaram um pouco licitamente e o resto embolsaram. Fizeram propaganda de leitos acima da realidade, achando que não ia ser necessário, mas por sua incompetência, omissão não agiram corretamente e a coisa degringolou! Agora, estão tirando leitos de onde? Do AECIM TOCANTINS? GOVERNADORES E PREFEITOS, OS PRINCIPAIS CULPADOS PELA CRISE, COM PARTE DA CULPA A OUTRAS AUTORIDADES (PODERES) POR SUA OMISSÃO E PREVARICAÇÃO, ONDE DEIXARAM A COISA CORRER SOLTA, SEM FISCALIZAÇÃO OU ACOMPANHAMENTO DEVIDO! ISSO PRA NÃO DIZER OUTRAS COISAS!

  • Alexandre Mendes Madeiros | Terça-Feira, 30 de Junho de 2020, 00h00
    2
    0

    O cara não para de fazer campanha, tem que tirar foto de tudo não, pois faz mais.que sua obrigação... Povo cuiabano não votem nessa praga mais não, pelo amor de Deus... pose pra foto pra que? só faça o que está ai pra fazer que é cuidar desse povo que só sabe sofrer ... Repito se existe um Deus essa praga nao ganha mais nem pra sindico ....

  • Cuiabano raiz | Segunda-Feira, 29 de Junho de 2020, 20h33
    5
    1

    Todo santo dia uma mentira diferente. De uma verdade todos sabemos, os Cuiabanos estão largados a própria sorte. Cuiabá virou uma nova Manaus.

  • Junior | Segunda-Feira, 29 de Junho de 2020, 20h15
    2
    1

    Olha o estoque de respirador aí minha gente. Isso não estar "Serto".

  • Analista Político | Segunda-Feira, 29 de Junho de 2020, 20h07
    2
    1

    Vejo foto de placa inaugurando, de tudo ensacolado, mas de UTIs prontas até agora não vi nenhuma e fomos para o 5 meses desse vírus, lamentável.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS