A capital mato-grossense alcançou a maior temperatura do país no inverno deste ano com 41,8ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira (22).
As outras duas maiores temperaturas no país nessa estação foi registrado em Balsas (MA) e Bom Jesus do Piauí (PI), com 41,5ºC, no dia 15 de setembro.
No dia 23 de agosto, Cuiabá bateu a marca de 41,8ºC, o que se repetiu nesta sexta-feira, último dia do inverno deste ano, segundo o balanço encerrado pelo Inmet às 21h do horário de Brasília.
A previsão aponta para máxima de 41ºC neste sábado (23), na capital. O tempo deve ser de poucas nuvens e a mínima deve ficar em 29ºC.
Já no domingo os termômetros em Cuiabá devem bater em 43ºC de máxima e mínima de 25ºC, sem nuvens, de acordo com o Inmet.
Entenda a nova onda de calor
A atuação de um bloqueio atmosférico e áreas de baixa pressão térmica na Argentina impedirá o avanço de frentes frias pelo país nos próximos dias, com exceção do estado do Rio Grande do Sul.
Isso resultará em uma longa sequência de dias ensolarados e temperaturas acima do normal para esta época do ano na maior parte do país.
O calor será persistente e intenso, especialmente em áreas como o interior de Santa Catarina, o estado do Paraná, grande parte da Região Sudeste, o Centro-Oeste, o interior do Nordeste e em estados como Rondônia, Tocantins.
Áreas do centro-sul do Pará e centro-leste do Amazonas também serão afetadas.