Cuiabá recebe, entre os dias 19 e 21 deste mês, nova edição do “Pint of Science”, festival internacional de divulgação da ciência. O evento reúne cientistas para conversas sobre projetos de pesquisa em ambientes mais descontraídos. Em 2025, 169 cidades brasileiras receberão a atração que comemora 10 anos de realização no país.
Em Cuiabá, a organização do evento é feita pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), com apoio do Parque Tecnológico Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso e outros parceiros.
Segundo a coordenadora local do evento, Mari Borges, o Pint of Science busca promover um diálogo mais amplo entre a ciência e a sociedade. O evento ocorre tradicionalmente em bares, restaurantes e cafés.
“O evento tem apoio de importantes atores das principais instituições de ensino do Estado e do ecossistema de inovação local. A expectativa é que o Pint of Science continue se consolidando em Cuiabá e atraia um público cada vez maior em prol da divulgação científica”, afirma Mari.
O Pint of Science será realizado na hamburgueria Poltrona Nerd, situada na Rua Manágua, 132, bairro Jardim das Américas, em Cuiabá. A entrada é gratuita e não exige inscrições prévias. Para participar, basta comparecer ao local a partir das 19h, conforme a programação.
Para mais informações, confira o Instagram da Seciteci (Acesse aqui).
Programação Pint of Science Cuiabá 2025 :
19/05 – Segunda-feira
Tema: Conexões que transformam
Trabalho 1: Libras como chave para a construção de ambientes inclusivos, por Gabriela Galiassi
Trabalho 2: Um jardim, mil luzes e algumas estrelas: astrofotografia urbana, por Prof. Dr. Pablo Edilberto Munayaco Solorzano
Trabalho 3: Filtrando as águas do Pantanal, salvando cervejas: o papel das conchas dos rios, por Rogério dos Santos
20/05 – Terça-feira
Tema: Singularidades
Trabalho 1: Limites da normalidade e compreensão dos transtornos neuro divergentes, por Helena Glaziela Barbiero Amaral
Trabalho 2: Os benefícios do exercício físico na saúde psicológica e neurológica, por Prof. Me. Jonatas Delvynson Reis da Silva Duarte
21/05 – Quarta-feira
Tema: Fazedores do Futuro
Trabalho 1: Autonomia e ética nas interações com inteligência artificial generativa, por Felipe da Cruz Miranda
Trabalho 2: Movimento maker como método de investigação, por Prof. Me. Maurício Guimarães de Oliveira