Cidades Terça-Feira, 01 de Julho de 2025, 15h:45 | Atualizado:

Terça-Feira, 01 de Julho de 2025, 15h:45 | Atualizado:

MUDANÇA

Cuiabá registra dia mais frio do ano; sensação térmica é de 11,3ºC

Tempratura volta subir somente na quinta

G1-MT

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

CEU CUIABA.jpg

 

Cuiabá registrou, na manhã desta terça-feira (1°), a temperatura mais baixa de 2025. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 13,1°C, por volta das 8h, com sensação térmica de 11,3ºC.

Ainda de acordo com o Inmet, a temperatura na capital deve voltar a subir a partir de quinta-feira (3).

Além de Cuiabá, as cidades de Mato Grosso mais afetadas pela frente fria do estado são:

Jauru - Mínima: 11°C

Conquista D'Oeste- Mínima: 11°C

Vale de São Domingos - Mínima: 11°C

Vila Bela da Santíssima Trindade - Mínima: 12°C

Comodoro - Mínima: 12°C

Campos de Júlio - Mínima: 12°C

São José dos Quatro Marcos - Mínima: 12°C

Mirassol D'Oeste - Mínima: 12°C

Salto do Céu - Mínima: 12°C

Araputanga - Mínima: 12°C

'Cuiabrasa'

CUIABA - CALOR.jpg

 

O recorde de baixas temperaturas em Cuiabá chama atenção pelo fato da capital ser conhecida como uma das cidades mais quentes do país. Em outubro de 2023, Cuiabá entrou para a lista das 10 maiores temperaturas já registradas no Brasil, ao atingir 44,2°C, a maior temperatura da história do município.

Desde a década de 40, a temperatura máxima da cidade subiu 3 ºC , conforme registros feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e avaliados pelo climatologista e doutor em meteorologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rodrigo Marques.

Ao g1, Rodrigo explicou que o histórico de Cuiabá sempre foi de temperaturas elevadas, mesmo com uma média de temperatura na casa dos 26ºC. O professor explica que o motivo deste calor extremo é uma combinação de fatores: aquecimento global, localização e falta de vegetação na capital.

 





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Rodrigo

    Quarta-Feira, 02 de Julho de 2025, 15h23
  • O ano de 2023 é início de 2024, estávamos sob influência de um dos mais intensos El Niño já registrados, uma das marcar do El Niño principalmente no estado de Mato Grosso é registrar altas temperaturas e redução drástica das chuvas, foi o que todos nós observamos, não tem nada a haver com aquecimento global, são ciclos naturais que o sistema climático, passa, a prova disso tudo é as condições climáticas que estamos vivenciando neste ano do 2025, totalmente o oposto que ocorreu em 2023/2024, com temperaturas excessivamente altas e uma seca severa devido ao El Niño. Neste ano de 2025, estamos vivenciando um oceano pacífico mais frio do que o normal, com possibilidade de um retorno de condições de La Niña, por isso que estamos presenciando estas ondas de frio intensas e frequente passando por boa parte do território brasileiro e provocando algumas vezes chuvas o que não é comum nesta época do ano inclusive no estado de Mato Grosso, todas essas condições observadas são devidos ao oceano pacífico mais frio que o normal que torna as condições mais úmidas em pleno período mais seco.
    0
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet