22 de Julho de 2019,

Cidades

A | A

Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 20h:16 | Atualizado:

CALOR

Cuiabá tem só 20% dos ônibus com ar

onibusarticulado.jpg

 

Dos 360 ônibus coletivos que operam em Cuiabá, apenas 20% possuem ar-condicionado, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Ao todo, 75 são climatizados.

O número não condiz com calor registrado com frequência na capital. A temperatura média é 36º C, mas a sensação térmica fica acima de 40º C.

O G1 andou em alguns ônibus pela cidade e notou algumas cenas comuns, como a de passageiros se abanando com a própria mão e até usando panfletos adquiridos na rua como leque para aliviar o calor, e motoristas enxugando o suor com uma toalhinha de rosto que fica sempre à mão.

Em média, cerca de 200 mil pessoas usam o transporte coletivo diariamente na cidade. São disponibilizadas 83 linhas de ônibus.

Segundo os usuários do transporte coletivo, o calor é rotineiro e a climatização dos ônibus poderia amenizar o desconforto.

A falta do equipamento que refrigera o ambiente não é o único transtorno causado aos passageiros. A precariedade também incomoda.

Climatização em Várzea Grande

Em Várzea Grande, região metropolitana, circulam diariamente 134 ônibus e, destes, 61 possuem ar-condicionado. Em junho deste ano, foram adquiridos 20 novos veículos, que já estão em funcionamento.

Em junho, nos dias úteis, 71.056 passageiros usaram o transporte público em Várzea Grande, sendo que em alguns dias o número aumentou, chegando a aproximadamente 90 mil passageiros.

O percurso entre Cuiabá e Várzea Grande são feitas por 35 linhas de transporte intermunicipal.

A higienização do ar-condicionado dos ônibus é feita em escalas de dias. O período pode variar entre 20 e 30 dias de intervalo. Os aparelhos recebem a manutenção pela própria empresa, que é terceirizada. A empresa apresenta relatórios dos serviços prestados.

Todos os ônibus que circulam pela região metropolitana possuem acessibilidade. Os veículos são equipados com elevadores próprios para cadeirantes e sistema de monitoramento com câmeras de segurança.

 

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Alecir | Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 09h09
    0
    0

    Vote que muié nojenta!

  • Joseph Blater | Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 07h13
    0
    0

    "Trabalhando e cuidando da gente", slogan da Prefeitura. Mais uma mentira do paletó.

  • Passageira revoltada | Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 23h48
    1
    0

    Toda vez que eu pego buzao aqui eu fico com subaqueira. Não posso nem vestir minha brusinha cinza que fica horrível e num há rexona que ajude. Eu fico toda envergonhada. O cobrador da linha 103 nem olha mais pra mim pq tô sempre sebosa.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS