A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), realiza nesta quinta e sexta-feira (7 e 8), o ciclo de capacitação “Novos Ares” voltado aos defensores e servidores que mudaram de atribuição. Com o tema “Atuação perante os Tribunais Superiores”, a ideia é que os defensores e servidores troquem experiências sobre as suas atuações.
“Esse ciclo de capacitação acontece porque muitos defensores e defensoras que estavam atuando, por exemplo, na área criminal, passam a atuar na área cível, ou seja, eles mudam de atribuição. A ideia do ‘Novos Ares’ é que os colegas que atuam nessas áreas tragam seu conhecimento prático, para auxiliar os colegas que mudaram de atribuição. O ciclo é destinado não só aos defensores e defensoras, como também aos servidores, assessores e estagiários”, explica o diretor da Esdep, Fernando Soubhia.
Para o defensor público José Carlos Evangelista, a capacitação é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos na área: “Eu atuava como defensor de primeira instância e agora passei a atuar na segunda instância. Vim aqui para aprender com nossos colegas que já atuam nessa área e buscar sempre um novo aprendizado para essa nova missão”.
Nesta quinta-feira as apresentações ficam por conta dos defensores públicos, Cid Borges de Campos Filho, Marcos Rondon Silva e Márcio Frederico de Oliveira Dorileo.
“A proposta é contribuir com a experiência e expertise em atuação em segunda instância para que os colegas recém-ingressos mediante promoção junto a segunda instância criminal possam trocar experiências. Essas técnicas são interessantes porque demonstram uma estratégia prática de convencimento para melhorar a eficiência nos resultados em prol dos nossos assistidos”, afirma Márcio Frederico Dorileo.
O ciclo de capacitação acontece na sala da Esdep, das 14h às 17h.