Mais uma etapa dos cursos de capacitação oferecidos pela Assembleia Social foi concluída com sucesso, na quinta-feira (1), para incrementar a renda familiar de moradores do Distrito da Guia, em Cuiabá. Os certificados de conclusão foram entregues pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), que fez questão de participar ressaltando a importância do trabalho social, que ajuda a alavancar a renda de centenas de participantes, especialmente, no momento de pandemia, em que muitos perderam seus empregos.
Essa 3ª edição da ‘Ação Assembleia Social’ foi realizada durante três dias dessa semana, no Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), do Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá, atendendo 80 pessoas previamente agendadas. É que cumprindo os protocolos de biossegurança, a Assembleia Social, coordenada por Daniella Paula Oliveira, deu início ao atendimento de serviços comunitários mediante agendamento, uma adaptação dos mutirões, que foram suspensos em função da pandemia.
Dessa forma, duas oficinas em cada período ofereceram cursos de Tranças e Penteados, Boneca de Pano, Peso para Porta, Chaveiros Artesanais, Produção de Tiaras e Pintura em Tecido. “Além do aprendizado durante os cursos de capacitação, é um momento de descontração, de arteterapia”, disse Daniella Paula.
A ação da Assembleia Social é também oferecida em outro formato, o de acolhimento, quando há atendimentos de Saúde da Família, psicoterapia e orientações jurídicas, por parceiros do braço social da ALMT, sempre por agendamento e vislumbrando as medidas de biossegurança.
“É uma iniciativa importante para ajudar as pessoas que estão em casa, paradas, para aprender a fazer um bordado ou pano de prato, para agregar renda. Então, o intuito é esse, para que possam aprender e empreender para ter uma fonte de renda como complemento à família. Um trabalho que tem dado muito certo e o resultado é altamente positivo, conforme depoimentos de pessoas que já fizeram os cursos”, comemorou Botelho, ao garantir empenho para levar os serviços em todos os municípios.
Uma das moradoras da Guia, a artesã Charlene Cristina da Silva, disse que está feliz com a oportunidade e pediu mais. “Queremos mais cursos de capacitação para que possamos aumentar nossa renda. É muito gratificante porque hoje em dia é tão difícil um órgão que olhe a comunidade de um modo geral. Então, se a Assembleia Legislativa pode nos proporcionar os trabalhos de capacitação é muito bom. Hoje aprendi a fazer pintura. Então, poderei fazer guardanapos para ganhar mais dinheiro, tudo é empreendedorismo porque aqui na Guia as pessoas têm que trabalhar em Cuiabá”, explicou, ao solicitar também investimentos na área de Saúde.