O deputado estadual Neldo Weirich (PR) participou do lançamento dos livros Ynyxiwè que trouxe o sol e Ai'höubuni - o Lobo Guará,dois livros editados a partir das narrativas tradicionais dos povos Karajá, que se autodenominam Iny, e Xavante, que se autodenominam Aúwê Uptabi, das aldeias Fontoura e Etenhiritipá. A cerimônia aconteceu no Legislativo Municipal de Canarana, na região do médio Araguaia, e segue agora para São Felix do Araguaia, Goiânia, Rio de Janeiro e São Paulo.
Na oportunidade, os índios Xavantes e Karajás fizeram uma exibição de sua dança típica e mostraram que a cultura ainda permanece viva entre o seu povo. O evento que atraiu a curiosidade de políticos, personalidades da região e do público em geral, mostrou a riqueza da cultura indígena.
Segundo o parlamentar, esses livros têm uma enorme importância história para os indígenas e para a própria população. “O intuito foi alcançado, que é fixar a cultura dos índios para nós que estamos tão distantes da realidade que eles vivem, se a mesma não for materializada poderá cair no esquecimento”, lamentou Neldo.
“É notório que houve muita evolução por parte do povo indígena, mas o seu passado não deve se perder no tempo”, afirmou o deputado lembrando que “os xavantes são mais retraídos e por isso não estão totalmente socializados com o povo branco, por isso essa iniciativa é feliz, uma vez que aproxima o índio da sociedade como um todo”. Neldo teve uma participação importante no processo da cultura indígena, quando no ano de 1972 fez parte da 1ª Escola Bilingue de português e guarani para índios guarani e kaingang do sul do país.
O projeto tem patrocínio do Programa Petrobras Culturas e o acervo de narrativas registradas em áudio e vídeo, desenhos, textos e fotografias também estará disponível no site historiasdatradicao.org. Para mais informações você também pode acessar a fan page www.facebook.com/historiasdatradicao.