Cidades Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2025, 22h:14 | Atualizado:

Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2025, 22h:14 | Atualizado:

200 DIAS

Desembargador corre risco de se aposentar afastado do TJ-MT

Novas fases podem acontecer a qualquer momento

PABLO RODRIGO
A Gazeta

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

PF-desembaradores-sebastiao-joao

 

Cravados 200 dias afastados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho seguem monitorados por tornozeleira por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), acusados de participação em um esquema de venda e compra de decisões judiciais no judiciário mato-grossense. Eles negam as acusações.

Afastados oficialmente desde o dia 2 de agosto do ano passado, pelo Pleno do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os magistrados não têm tido êxito, cujas defesas ainda não conseguiram derrubar as liminares e o monitoramento eletrônico. Os afastamentos dos dois têm como pivô o celular do advogado Roberto Zampieri, que foi executado em dezembro de 2023.

No aparelho móvel, foi encontrando diversas conversas com os dois magistrados, apontando para crimes de venda de sentença em troca de favores financeiros e presentes. Em um dos trechos da decisão que determinou o monitoramento eletrônico, Ferreira Filho, por exemplo, aponta que ele aceitou um relógio de luxo como ‘presente’.

Em um dos diálogos, há uma troca de mensagens e imagens entre ambos acerca de um relógio da marca Patek Phillipe, cujo valores podem chegar a mais de R$ 300 mil. O advogado chegou a mencionar que levaria o relógio para ele avaliar. ‘Eu vou levar esse para o senhor ver, amanhã ou sexta’, diz trecho divulgado pela PF. 

Já no caso de Moraes Filho, um dos diálogos o comprometeu durante um dos processos envolvendo o ‘Rei do Algodão’, o produtor José Pupin. Durante análise dos dados coletados no celular de Zampieri, foi possível encontrar mensagens em que ele buscava arrecadar R$ 600 mil para repassar ao desembargador e seu filho, advogado Mauro Thadeu Prado de Moraes.

O advogado apresentou um memorando para o desembargador com a intenção deliberada de obter influência em eventual decisão judicial a ser proferida. Contudo, o filho do desembargador estava atuando para outra parte do processo, o que fez com que Zampieri negociasse a participação do filho no recebimento da propina. Em outro diálogo, Zampieri, por meio do Whatsapp, enviou imagem desembargador Sebastião do que seriam barras de ouro de 400g.

Em outro trecho, Zampieri pede novamente os dados do PIX do magistrado, demonstrando que iria efetuar o pagamento. 

APOSENTADORIA

O desembargador Sebastião de Moraes Filho poderá deixar a magistratura ainda durante as investigações do suposto esquema de venda e compra de sentenças no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que segue sendo investigado pela Polícia Federal e CNJ. Isso porque o desembargador completará 75 anos em novembro, idade limite para a aposentadoria compulsória de servidores públicos, de acordo com a Constituição Federal.

De acordo com a Corregedoria do TJMT, a investigação conduzida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não altera o processo de aposentadoria, que ocorrerá de acordo com a normativa legal. Isso porque, apesar de estar sendo investigado, o desembargador se aposentará por questões constitucionais e não de maneira voluntária, o que seria proibido, já que servidores públicos federais não podem se aposentar enquanto responderem por PAD (Processo Administrativo Disciplinar). Já João Ferreira Filho só se aposentará compulsoriamente por idade em 2035.





Postar um novo comentário





Comentários (9)

  • Junior rodrigues

    Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025, 19h43
  • Um cidadão que intitula " difícil ser juiz" diz que a Internet deu voz aos ignorantes ao defender o indefensável um dos desembargadores com a premissa de que não se pode julgar e condenar antecipadamente eles, ora como explicar mensagens de relógio, barras de ouro, rascunhos de decisões judiciais enviadas antes mesmo de serem publicadas? Acaso alguém dá os referidos objetos a alguém somente por serem amigos ? Me poupe viu.
    0
    0



  • Emerson José de Siqueira

    Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025, 19h04
  • Poderão SER PUNIDOS COM APOSENTADORIA. Eu também gostaria de receber uma punição dessa.
    1
    0



  • Luzia

    Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025, 18h12
  • Nojo desses canalhas. E o pior é que sairão impunes. Esse é o judiciário brasileiro.
    1
    0



  • IMPREN$A

    Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025, 15h54
  • IMPREN$$$$AAAA!!!!
    0
    0



  • DIFICIL SER JUIZ.

    Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025, 15h07
  • A INTERNET DEU PALAVRAS AOS IGNORANTES. Um dos desembargadores já podia ter se aposentado no século passado e continua na ativa prestando serviços. Então, se pode se aposentar voluntariamente, ao contrario do que pensam os ignorantes, receber afastado ou não afastado e aposentado é trocar seis por meia dúzia. O que existe são investigações sobre possíveis desvios de condutas dos desembargadores e até a presente data, pelo que se vê na mídia, nada foi encontrado. Para balizar esta situação, antes de condenar sem direito a defesa por parte dos desembargadores afastados, os internautas deveriam inteirar profundamente da situação, isto é, da acusação e mais tarde ouvir os acusados. Ninguém pode ser condenado ouvindo apenas uma parte. Um dos desembargadores tem 40 anos de serviços prestados e com uma ficha limpa.
    0
    1



  • APOLINARIO GENTIL USKNOV

    Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025, 12h16
  • NOOOOSSSSAAAAA! Que dó, ao invés de serem exonerados por corrupção e aguardarem a julgamento na cadeia, vão se aposentar.. Quem sabe a procrastinação do caso ainda vai levar a uma prescrição e mais uma indenização imensa para esses dois "coitados" que foram aposentados antes do tempo ..Esse é mesmo o Brasil originário de D. JOAO VI.
    5
    1



  • Lampião o Rei do Cangaço

    Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025, 08h15
  • ele dizia que estava cansado e que queria tirar um ano sabático antes de se aposentar... só não sabia que teria que aproveitar esse "ano sabático" usando tornozeleira eletrônica, mas se a tornozeleira for Patek Philipe tá tudo ok...
    9
    1



  • fim da impunidade e corrupção

    Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025, 08h08
  • Corre risco de se aposentar e tantos trabalhadores que não conseguem aposentar nem com um salário, é muita desigualdade, esses políticos cruéis tem que mudar essas leis colocar teto nesses salários ,dividir melhor o orçamento, até quando?
    8
    1



  • contrituinte indignadissimo

    Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2025, 08h05
  • A condenação desses juízes é a aposentadoria, ficar recebendo acima do teto sem trabalhar, é por isso que os trabalhadores não conseguem pagar tantos impostos e fica humilhado como se fosse bandido, para bancar esses privilégios, tapa na cara do trabalhador, precisamos ser mais exigentes com esses políticos para mudar essas leis
    10
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet