Inovação, tecnologia e qualidade de vida. Essas são algumas ações incentivadas pelo Edital Senai Sesi de inovação, que em 2013, aprovou 112 projetos nacionais que visam a melhoria de produtos, processos e serviços. Eles começam a ser executados ainda no primeiro semestre deste ano.
Um dos projetos aprovados em Mato Grosso é do equipamento Combusplastic que pertence à empresa Recyclart. O aparelho permitirá a combustão de sucatas de plásticos oriundos de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (Reee) para a recuperação energética máxima. Os recursos na ordem de R$558 mil provém da parceria entre a empresa, o Departamento Regional do Senai-MT, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
O projeto do Combusplastic partiu de uma ideia do diretor executivo da Recyclart, Carlos Israilev, projeto que foi desenvolvido pela consultoria técnica do Senai-MT. De acordo com o empresário, a valorização desses resíduos, quando utilizados como combustível, cria a oportunidade de uma alternativa energética ambientalmente correta e economicamente viável. “Estamos entusiasmados”, garante.
Com o novo equipamento, a capacidade produtiva da empresa poderá ser ampliada em 30%, ao processar os resíduos de sucatas plásticas não recicláveis, permitindo ainda a ampliação de escala, com redução do custo de produção. Além disso, as indústrias consumidoras de energia térmica, que venham a utilizar o equipamento, obterão: elevadas taxas de recuperação energética das sucatas, facilidade de operação e solução econômica de baixo custo.
Desde que foi lançado, o Edital de Inovação recebeu quase 1.600 propostas nas áreas de alimentos e bebidas, automotiva, biocombustível, biotecnologia cerâmica, construção civil, couro e calçados, eletroeletrônica, gás natural, hidráulica e pneumática, óptica, polímeros, software, têxtil, vestuário, entre outras.