Cidades Quinta-Feira, 08 de Maio de 2014, 18h:35 | Atualizado:

Quinta-Feira, 08 de Maio de 2014, 18h:35 | Atualizado:

Notícia

Educação de Várzea Grande estrutura frota de ônibus escolar

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A frota de ônibus destinada ao transporte escolar em Várzea Grande ganhou reforço extra com a chegada de mais uma unidade zero quilômetro, orçada em R$ 240.500 mil reais, recursos decorrentes do Programa de Ações Articuladas do Ministério da Educação. Trata-se de um Mercedes-Benz com capacidade para transportar 60 passageiros (sentados), além de contar com espaço especial destinado a cadeirantes.

Para viabilizar a aquisição, a Secretaria Municipal de Educação enviou seu planejamento de ações para o Fundo Nacional de Educação. Aprovados os dispositivos elencados no projeto, o FNE remeteu Termo de Compromisso para ser assinado pelo prefeito Walace Guimarães, seguindo-se a disponibilização dos recursos federais para o município, com vistas à aquisição de novos veículos escolares.

Conforme a Educação, este ônibus atenderá exclusivamente o Assentamento Sadia I (e adjacências) nos três turnos. A primeira unidade escolar rural entregue (VW, modelo15-190), 48 lugares, já atende o Sadia III, assentamento igualmente populoso. Ao todo, a Educação opera18 ônibus (novos e usados, porte médio/pequeno) no transporte da classe rural estudantil do município, frota própria ou alugada.

Segundo o secretário Jonas S. da Silva, estruturar o transporte escolar é imprescindível para garantir a presença de alunos nas escolas rurais, pois a ausência de ônibus pode gerar salas vazias, alertou. Ele disse que isso é um dos reflexos diretos da evasão rural. Ainda argumentou que alguns assentamentos são distantes ou têm entraves diversos {poeira, lama, escuridão}, gerando desconforto e insegurança aos que não dispõem de meios de locomoção.

"Consequentemente, estudar fica difícil para as pessoas que moram na zona rural do município. Daí os investimentos sequenciais da Prefeitura na área de transporte, para auxiliar os humildes a chegar à escola. O objetivo da atual administração é não permitir que a evasão escolar encontre base em carência semelhante e promova cegueira coletiva àqueles que desejam acessar o conhecimento para si e seus familiares".

Na avaliação do gerente de Transporte Escolar da Prefeitura, Elton Silva de Morais, os novos ônibus foram projetados para transpor terrenos irregulares, a exemplo das áreas adjacentes aos assentamentos. Com as chuvas, citou, surgem buracos e atoleiros. "Uma vez que têm chassi alto e são robustos, atravessam fácil. Também o conforto dos estudantes foi incluído nesse projeto, dá pra ver: as poltronas são espaçosas e revestidas. Nada daqueles bancos plásticos, desconfortáveis ao extremo. É uma aquisição esforçada que deve ser parabenizada, pois veio atender a centenas de alunos da zona rural".

O motorista Jaredi da Silva Assis também fez questão de emitir sua opinião positiva a respeito dos novos ônibus escolares. Ele informou que atua no Transportes da Prefeitura há mais de 30 anos e nunca teve acidentes. "Graças a Deus, sempre transportei todos com muita segurança e boa-vontade".  E ao manobrar o Mercedes-Benz no pátio da Prefeitura, ele descreveu que é prazeroso trabalhar com equipamento moderno. "Isso porque ônibus novo não chacoalha, pula ou 'engasga' motor. É macio e firme. Os estudantes rurais ficam felizes quando embarcam numa máquina zero quilômetro. Sabem que é um benefício direcionado pra eles". 

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet