Realizado pelo Copedem, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Mato Grosso (Esmagis-MT) e apoio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o evento terá como tema central “Soluções Alternativas de Conflito na Era da Inteligência Artificial Generativa” e irá abordar as inovações e os desafios que a tecnologia impõe aos métodos de resolução de conflitos.
Nesta edição, magistrados(as) e especialistas estarão reunidos para discutir as transformações e impactos da inteligência artificial no campo jurídico, especialmente nas formas alternativas de mediação e resolução de disputas.
A abertura do evento será nesta quarta-feira (11 de dezembro), às 19h, e contará com a presença do presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, que é o diretor-geral da Esmat; da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva; do corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva; da diretora-geral da Esmagis-MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos; e do vice-diretor da Esmagis-MT, desembargador Márcio Vidal, que é coordenador do Centro de Estudos para a América Latina Desembargador Antonio Rulli Junior. Além da foto oficial do encontro, nessa noite estão previstas entregas de medalhas e honrarias.
Na quinta-feira (12 de dezembro), as atividades terão início às 13h, com a abertura dos trabalhos e informes gerais. O primeiro painel começará às 13h30, com o tema “IA Generativa: um caminho de transformação para o Poder Judiciário”, com a palestrante Ana Carla Bliacheriene, que é professora de Direito da Universidade de São Paulo e coordenadora do Grupo de Pesquisas USP SmartCitiesBr.
O painel dois terá início às 14h10, com o tema “Linites da Interpretação do Direito pela IA: uma leitura à luz da hermenêutica filosófica”, que será abordado pelo professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutor e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com estudos doutorais na Università degli Studi di Roma Ter, na Itália.
Às 15h40, o presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, irá repassar os informes gerais do Colégio de Diretores.
Os trabalhos de quinta-feira serão finalizados com o painel três, às 16h40, que tem como tema “Estado da Arte do Controle Jurisdicional da Convencionalidade das Leis no Brasil”. O palestrante será o pós-doutor em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade Clássica de Lisboa, Valerio Mazzuoli.
Na sexta-feira (13 de dezembro), as atividades recomeçam às 9h, seguido do painel quatro, cujo tema é “Negociação das Técnicas de Solução Negociadas em Processo de Insolvência”. O palestrante será o doutor em Direito Daniel Carnio Costa, professor de Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
O painel cinco será apresentado às 11h pelo advogado Rodrigo Bressane, presidente da Comissão do Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso. O tema abordado será “Agronegócio e Sustentabilidade”.
Para encerrar o evento (painel seis), o desembargador Marco Villas Boas irá discutir temas relacionados à gestão das Escolas da Magistratura. Ao final, haverá a leitura da Carta de Mato Grosso.
Clique neste link para checar a programação completa.
Para mais informações sobre o LVIII Encontro do Copedem, entre em contato com a organização através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 ou (65) 99943-1576.