Cidades Terça-Feira, 06 de Maio de 2014, 19h:42 | Atualizado:

Terça-Feira, 06 de Maio de 2014, 19h:42 | Atualizado:

Notícia

Equipe de Mato Grosso do Sul conhece atuação do controle interno de MT

 

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Auditores de Mato Grosso do Sul visitam nesta terça e quarta-feira (06 e 07.05) a Auditoria Geral do Estado (AGE-MT) para conhecer a estrutura, a forma de atuação e a tecnologia utilizada pelo órgão de controle interno de Mato Grosso. 

Segundo a auditora-geral de Mato Grosso Sul, Tatiana Silva da Cunha Pifer, a visita objetiva a obtenção de informações sobre os avanços da AGE-MT para que sirvam de inspiração para o aperfeiçoamento das atividades da AGE-MS, ressalvadas as devidas as necessidades e particularidades do órgão do estado vizinho. 

Na recepção dos visitantes, o secretário-auditor geral de Mato Grosso, José Alves Pereira Filho, falou, em linhas gerais, da atuação da AGE-MT como Controladoria, formato no qual o órgão já atua desde janeiro de 2011, quando passou a coordenar as atividades de Ouvidoria e Corregedoria em integração com as demais funções de controle interno (Auditoria e Controle). 

Segundo ele, o objetivo da atuação em forma de Controladoria é fortalecer o sistema de controle interno, aperfeiçoar a conduta do servidor público, ampliar os níveis de transparência e fomentar o controle social para melhorar a qualidade do serviço público. O modelo de atuação segue recomendação do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno (Conaci) e já é utilizado por ao menos 16 estados nos moldes da Controladoria Geral da União (CGU). 

O secretário ressaltou que a atuação da AGE visa, prioritariamente, a prevenção, a orientação e o gerenciamento de riscos na aplicação dos recursos públicos. “Nosso indicador de resultado não é a quantidade de apontamentos de falhas e erros, mas a melhoria dos sistemas de controle, dos processos das secretarias”, comentou. 

Nesse contexto, José Alves destacou que, embora o quadro de auditores tenha aumentado de 11, no ano de 2005, para 71, atualmente, e da atuação por áreas de gestão em todas as secretarias, a AGE tem investido no uso da tecnologia da informação para ampliar o alcance do trabalho. “Caminhamos para aperfeiçoar nossas ferramentas informatizadas não só na área de Auditoria, mas também nas de Ouvidoria, Controle e Corregedoria”, disse. 

Nesta terça-feira (06.05), os visitantes conheceram ainda o Sistema de Controle Interno (SCI), software que concentra informações de todo o ciclo de auditoria, do planejamento à execução dos trabalhos e elaboração dos produtos (relatórios, orientações técnicas, pareceres etc). 

Também obtiveram informações da sistemática de cruzamento eletrônico de dados entre sistemas do Governo do Estado e de outros Poderes e esferas para geração de diagnósticos, indícios de riscos e/ou de irregularidades propriamente ditas na aplicação dos recursos públicos. 

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet