Cidades Sábado, 19 de Julho de 2025, 07h:45 | Atualizado:

Sábado, 19 de Julho de 2025, 07h:45 | Atualizado:

NESTE ANO

Escola dos Servidores do TJ já capacitou 15,6 mil pessoas

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ESCOLA DE SERVIDORES PJ.jpg

 

Entre o dia 1º de janeiro e 16 de julho deste ano, a Escola dos Servidores do Poder Judiciário realizou 59 ações de capacitação, nas modalidades: presencial, à distância e híbrida, que atingiram um público de 15.617 pessoas, conforme relatório gerencial divulgado nesta sexta-feira (18 de julho). Segundo o documento, foram 116 turmas formadas, com uma média de 134,6 participantes cada. 

A principal oferta dos cursos é presencial, com 95 turmas formadas em 49 capacitações. Nos formatos EaD e híbrido, foram 21 turmas em 10 formações.

Os cursos oferecidos contemplaram diversos eixos temáticos, como capacitações técnicas e jurídico-administrativas; gestão, liderança e desenvolvimento organizacional; inovação e tecnologia; direitos humanos e justiça social; eventos nacionais, congressos e seminários; formação judicial e práticas judiciárias. Confira as formações realizadas por eixo temático:

Capacitações técnicas e jurídico-administrativas: Curso de prevenção a crimes cibernéticos; Atualizações da Lei 14.133/2021; Processo administrativo disciplinar (PAD) e sindicância; Curso prático sobre PPP e LTCAT; Formação ISSO/IEC 38505 – data governance; Curso sobre inteligência artificial (LLMs, LexIA, desmistificação do uso das LLMs); Curso sobre Fiplan; Curso sobre estudo técnico preliminar e termo de referência; Redação oficial; Sentença: aspectos teóricos e práticos; Audiência pública: impacto na transformação digital; Sistema nacional de adoção e acolhimento (SNA); Capacitação BNMP e SEEU.

Gestão, liderança e desenvolvimento organizacional: Inteligência emocional, Alta performance, Liderança humanizada, Masterclasses em Gestão de equipes e desenvolvimento organizacional; Gestão participativa; Formação em gestão de pessoas; Conexão emocional no ambiente de trabalho; Media training e gerenciamento de crises; Consultoria e Treinamentos.

CAPACITACAO SERVIDORES.jpg

 

Inovação e tecnologia: Oficina Let’s Gov – Laboratórios de Inovação; FestLabs Centro-Oeste; sistema de inteligência artificial do TJMT (LexIA); Zabbix Conference LATAM; AOVS Sistemas (Alura).

Direitos humanos e justiça social: Curso de letramento racial e antirracismo; Cartório inclusivo; Enfrentamento ao assédio moral; Curso sobre autismo; Programa de formação em Justiça Restaurativa (módulos I ao IV); Curso sobre violência contra a mulher; Webinário sobre pessoas idosas e interseccionalidades; Webinário sobre entrega voluntária; O século do envelhecimento.

Eventos nacionais, congressos e seminários: CONASJUS; Congresso de pregoeiros; Seminário de precatórios; Seminário nacional PAD; V Conojus; Seminário Solo Seguro; Semana Nacional de Estudos Avançados em Contratos; Semana dos Juizados Especiais.

Formação judicial e práticas judiciárias: Formação de mediadores e conciliadores, Julgamento pós-IRDR; Curso sobre sentenças; Produção textual; Justiça Restaurativa.

Diretora do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje) da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), Shusiene Tassinari Machado, elogiou um dos eventos promovidos em parceria com a Escola dos Servidores: a II Semana Nacional dos Juizados Especiais, que ocorreu entre os dias 2 a 6 de junho deste ano. “Desde o início da organização do evento, todas as áreas envolvidas atuaram de forma integrada e comprometida, e o apoio da Escola foi fundamental para o êxito da iniciativa. A equipe demonstrou profissionalismo, agilidade e atenção aos detalhes, garantido que toda a estrutura necessária estivesse disponível com qualidade e pontualidade”, registra.

Destaca-se nos resultados da Escola dos Servidores a aderência superior a 70% das ações de capacitação ao Plano de Capacitação 2025-2026, que por sua vez está alinhado ao Planejamento Estratégico do Tribunal, valorizando os eixos estruturantes do desenvolvimento institucional, como gestão por competências, formação continuada, inovação e bem-estar. Além disso, o relatório ressalta que oito ações ocorreram com uso de Inteligência Artificial ou inovação, o que representa 13,5% do total.

Para a coordenadora da Escola dos Servidores do Poder Judiciário, Andrea Alves Marcondes, o volume expressivo de capacitações realizadas ao longo do período analisado evidencia o comprometimento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso com o desenvolvimento contínuo de seus servidores. “As ações formativas demonstram plena aderência ao Plano de Capacitação vigente, contemplando temáticas voltadas à inovação, à atualização jurídica e à valorização institucional, em consonância com os objetivos estratégicos da instituição”, afirma. 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet