Cidades Terça-Feira, 07 de Julho de 2015, 17h:36 | Atualizado:

Terça-Feira, 07 de Julho de 2015, 17h:36 | Atualizado:

Notícia

Escola João Crisóstomo promove palestra sobre divisão do poder

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Em uma ação integrada ao Programa Voto Consciente, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, a Escola Professor João Crisóstomo, localizada no Bairro Dr. Fábio II, em Cuiabá, realizou na manhã desta terça-feira (07/07), uma palestra para cerca de 150 estudantes do Ensino Médio. O tema discutido foi a Divisão do Poder, ministrada pelo professor Álvaro José Ormond.

O Programa Voto Consciente é coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, e tem o objetivo de fomentar a formação crítica dos jovens eleitores e estimular a participação política livre e democrática no processo eleitoral. O programa também oportuniza aos alunos a vivência de todas as etapas do processo eleitoral, com atividades que envolvem estudantes e professores.

Com um pátio lotado de estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, o professor de matemática fez um retrospecto na história e falou sobre o voto no Brasil nos períodos do Império e Velha República. Em seguida, o professor explicou aos alunos como se estabelece a divisão dos três poderes políticos (Executivo, Legislativo e Judiciário), bem como as atribuições de cada um.

De acordo com Giselia Divino Fonseca da Silva, coordenadora do Programa Voto Consciente na Escola Professor João Crisóstomo, a iniciativa de realizar uma palestra surgiu da necessidade de repassar aos alunos informações sobre o assunto. “O objetivo é fazer com que os jovens tenham conhecimento sobre o processo democrático e associem o voto como uma ação reflexiva”, afirmou a professora.

Na avaliação do professor Álvaro, é necessário haver conhecimento sobre a função de cada poder político e estimular os alunos para a escolha do candidato de maneira criteriosa. “É uma aula de cidadania. Há necessidade de incentivar estes jovens para uma participação ativa e consciente no processo democrático”, finalizou.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet