Cidades Quinta-Feira, 28 de Março de 2019, 11h:18 | Atualizado:

Quinta-Feira, 28 de Março de 2019, 11h:18 | Atualizado:

Notícia

Escolas Plenas revelam protagonismo dos alunos como experiências exitosas

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Representantes das 10 Escolas Plenas de Cuiabá e Várzea Grande participaram, nesta quarta-feira (27), da abertura do curso de formação inicial das escolas de educação em tempo integral, no auditório da Escola Estadual Presidente Médici, no bairro Araés.

Além do debate de vários assuntos relacionados ao ensino integral, as escolas levaram as suas experiências exitosas para serem compartilhadas. É o caso da EE Honório Rodrigues de Amorim, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, que apresenta a experiência com o estudo orientativo.

Trata-se de uma disciplina da parte diversificada, com aulas três vezes na semana, com atendimento individual, que vai ao encontro do projeto de vida dos estudantes. “É o momento em que o aluno planeja seu futuro sua vida, troca idéias, é um trabalho contínuo com muito resultado”, destaca a diretora da escola, Kátia Garcia.

Pela mesma linha segue a EE Antônio Epaminondas (EPA), no bairro da Lixeira, que trabalha o protagonismo do aluno no processo do ensino aprendizagem. O diretor Eber Correa ressalta que os alunos precisam tomar frente, ser o protagonista, desenvolver os projetos. “Fizemos um projeto de ambientação da escola. Os alunos tomaram a frente, fizeram a limpeza, conheceram o bairro, a história da Lixeira. Enfim,  conseguiram desenvovler o tema. E isso fez a diferença”, frisa.

O diretor lembra que a equipe técnica se manteve, desde o início do funcionamento da escola plena, o que dá uma sequencia nos trabalhos.  Outro ponto positivo é a implantação do ensino fundamental – a EPA tem turmas das séries finais. “Graças ao nosso trabalho no ensino médio, estamos levando essa experiência para o ensino fundamental”.

O coordenador do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) de Cuiabá, Ezemar Mourão da Silva, que participa do evento, explica que o Cefapro colabora com a formação que contribui com a qualidade da aprendizagem dos alunos.           

A formação, que vai até sexta-feira (29), tem como objetivo dialogar sobre o modelo pedagógico e de gestão, com ênfase nas metodologias de êxito. Na quinta e sexta-feira (29.03), a formação ocorrerá no Cefapro de Cuiabá com os grupos de trabalho.

A rede estadual conta com 40 escolas em tempo integral, cinco ofertam Ensino Fundamental, 13 o Ensino Fundamental e Médio e 22 são exclusivas de Ensino Médio. 

A formação é promovida pela Secretaria Adjunta de Gestão Educacional, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento do Ensino Médio, núcleo integrante da Superintendência de Políticas da Educação Básica, articulada com a superintendência de Políticas de Desenvolvimento Profissional.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet