O encerramento do Workshop de Apoio Técnico das Obras Rodoviárias do programa Mato Grosso Integrado, Sustentável e Competitivo, foi realizado nesta quarta-feira (21.05) no auditório da Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu). Foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo Consórcio Integração, composto pelas empresas Planservi e Sondotécnica. As explanações complementaram o treinamento prático realizado durante a semana.
Entre as atividades desenvolvidas, está o apoio a gestão financeira do MT Integrado, em que relatórios de funcionabilidade trimestral de cada contrato de obra de pavimentação são transcritos para o agente financiador do programa, o Banco do Brasil. A gestão de obras acompanha desde o projeto executivo até a evolução física dos trabalhos por meio de tecnologia georreferenciada. O suporte também compreende os lotes que estão com as obras em processo inicial, analisando os anteprojetos, projetos executivos e até o apoio na elaboração do edital de licitação.
No encerramento, foram explanadas as considerações teóricas finais, após o treinamento de campo, dentro de um contexto geral da utilização da geotecnologia desenvolvida exclusivamente para o acompanhamento das obras de pavimentação. A tecnologia permite o envio de dados, através de um dispositivo móvel, com parâmetros definidos via formulários que serão preenchidos e posteriormente enviados para o servidor de armazenagem, que automaticamente gera um relatório descritivo de cada obra.
Mato Grosso é o estado pioneiro nessa metodologia de trabalho que proporciona uma maior transparência a demanda de administração das obras no terceiro maior estado do país. Participaram do evento, o secretário de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana, Cinésio de Oliveira, o superintendente de Obras de Transporte, Tércio Lacerda, o coordenador geral do Consórcio Integração, Robertson Ruas Baganha, representantes do Banco do Brasil e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).