15 de Agosto de 2020,

Cidades

A | A

Quinta-Feira, 25 de Janeiro de 2018, 16h:32 | Atualizado:

Estado fortalece o gerenciamento dos serviços ofertados ao usuário do SUS

A partir do processo de retomada da gestão dos hospitais regionais em 2017, por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), o titular da pasta, Luiz Soares e sua equipe técnica colocaram em prática ações para identificar as necessidades dos setores de controle e avaliação da produção dos serviços de saúde que são ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. A fase de diagnóstico começou com atividades desenvolvidas em parceria com o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) no ano passado e agora continua desta vez, com a expertise da médica sanitarista Selma Loch, referência nacional do Sistema Único de Saúde.

O trabalho da especialista envolve o Gabinete Coletivo da SES/MT e as equipes de Planejamento de Redes de Atenção à Saúde e de Regulação Controle e Avaliação. “Nosso objetivo é identificar a atual capacidade de oferta de serviços e buscar formas de cobrir as reais necessidades do usuário do SUS a curto e médio prazos. À luz dessa necessidade, compete a SES o funcionamento dos serviços próprios da rede de atenção à saúde, inclusive a parte que cabe aos municípios. Nesse processo será importante também ouvir o usuário do SUS para, ao final, planejar uma rede mais condizente com a realidade da população do Estado”, destacou Loch.

Selma Loch é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Fundação Osvaldo Cruz, mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC e doutorado em Pós-graduação em Engenharia de Produção pela mesma universidade. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos temas planejamento em saúde, administração em saúde, avaliação e informações em saúde.

Segundo a secretária Executiva de Saúde, Fátima Ticianel, a vivência da médica é importante no auxilio do planejamento desses setores para fortalecer a área de Controle e Avaliação e para dar eficiência na aplicação dos recursos, que é uma das prioridades determinadas pelo secretário Luiz Soares, e que visa dar mais qualidade aos serviços prestados à população. 

 



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS