O Governo de Mato Grosso decidiu, na tarde desta sexta-feira (28.05), suspender o retorno das aulas na modalidade híbrida, marcado para a próxima semana. De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, as aulas vão continuar na modalidade não presencial até o fim deste semestre, no dia 16 de julho.
A previsão era de que as aulas fossem retomadas nas unidades escolares a partir do dia 31, com a semana de acolhimento. Já o ensino híbrido, com revezamento, seria reiniciado no dia 7 de julho.
Contudo, na tarde de ontem, a Secretaria de Educação informou que nos municípios com risco alto e muito não reiniciariam as aulas. Nesta ocasião, todos se enquadriam. Já a noite, a informação foi "corrigida" e apenas cidades com nível muito alto não retomariam as aulas presenciais. Desta forma, apenas 18 cidades não retomariam o ensino presencial.
Agora, o Governo recua de novo e determina a manutenção do ensino online por mais 45 dias. O alto índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a volta do crescimento de casos e mortes, com o início da terceira onda da Covid-19, foram os principais motivos para a suspensão, que foi definida em reunião com o governador Mauro Mendes.
Também foi considerado o início da vacinação dos profissionais da educação.
A previsão é que, após o recesso escolar do meio do ano, em agosto, os alunos retornem na modalidade híbrida, quando os servidores já devem estar imunizados.