Estagiários de cursos como Direito, Ciências e Engenharia da Computação, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social e Psicologia apresentaram, nesta terça-feira (12), o balanço das ações desenvolvidas ao longo de 2023 no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). A atuação dos estudantes no órgão de Controle Externo é fruto de convênio com a Fundação Uniselva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Conforme a coordenadora do convênio, Lenicy Cerqueira, essa oportunidade é de suma importância para o futuro profissional dos estudantes. “Essa vivência do serviço público e do Controle Externo, a possibilidade de conhecerem o trabalho, aprenderem e ensinarem, é fundamental. É o momento no qual eles conseguem colocar em prática tudo aquilo que aprendem na academia.”
Ela também destacou a relevância dos trabalhos apresentados pelos estagiários. “Aqui eles fizeram um relato sobre a experiência que tiveram ao longo do ano e o quanto esse estágio contribuiu para sua formação. Ao desenvolverem essas ações, eles refletem sobre isso, o que dá mais significado ao trabalho.”
Na ocasião, a acadêmica de Direito da FAIPE Maria Rita Balastrelli falou sobre a diferença entre o conhecimento prático e teórico. “É muito válido estar aqui e saber como funciona o Tribunal de Contas, porque na faculdade vemos a parte teórica e aqui a prática, contribui bastante para a atuação profissional após a faculdade.”
Da mesma forma se manifestou o acadêmico de Direito da UFMT João Vitor Prianti. “É uma oportunidade maravilhosa de aprender como o Direito funciona na prática, ainda mais em áreas como a Previdenciária e Administrativa.”
Já o estudante de Psicologia da UFMT Pedro Henrique Ferreira ressaltou a mudança de sua visão sobre o serviço público após o estágio na Corte de Contas. “Esse estágio me apresentou uma visão mais orgânica do que é o serviço público e mais real. Uma coisa é ver de fora e outra é estando aqui. Me sinto muito mais atraído pelo serviço publico agora que tive essa experiência.”