Vendo uma grande possibilidade de melhorar e ampliar seus contatos pessoais e profissionais, Ana Lúcia Magalhães, acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), quer garantir sua participação no programa Brasil Voluntário, do Governo Federal, para a Copa do Mundo 2014.
Ana manifestou seu desejo logo após ouvir a coordenadora nacional do Brasil Voluntário, Sarah Carvalho, nesta sexta-feira (21-02) durante evento na UFMT. “Vou garantir minha inscrição hoje mesmo. Quero melhorar minha networking (rede de contatos)”, ressalta a pós-graduanda em gestão esportiva, que fala coreano e inglês. Ela vislumbra na copa a oportunidade de intercâmbio e troca de experiências com pessoas de outros países.
Sarah veio a Cuiabá fazer uma explanação e convidar os estudantes a serem voluntários da Copa do Mundo 2014. Ela destacou a importância desse intercâmbio para a vida acadêmica e profissional dos alunos. “Vocês demorarão muito tempo para terem outra oportunidade como esta. Será um aprendizado que levarão para a vida profissional”, disse, acrescentando que a capacitação reforçada fará a diferença em qualquer currículo.
Os voluntários atenderão visitantes e torcedores em pontos estratégicos de mobilidade urbana como rodoviária, aeroporto, terminais de ônibus, além de dar informações no entorno da Arena Pantanal e ajudar a organizar o fluxo de entrada e saída de pessoas no estádio.
As áreas de grande movimentação de pessoas, como shopping centers, pontos turísticos e o Fifa Fan Fest também contarão com o apoio desses voluntários, que receberão treinamento, auxílios transporte e alimentação, uniforme, seguro de vida durante a atuação e certificado emitido pela Universidade de Brasília. Todo o programa será custeado pelo Governo Federal.
REQUISITOS- Para ser voluntário durante o Mundial, é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade de quatro horas diárias para o trabalho entre os dias 12 de junho e 13 de julho deste ano, sendo 7 dias intercalados ou não. As inscrições vão até 06 de março.
Sarah também lembrou aos presentes a importância da atuação dos voluntários durante a Copa das Confederações. “Em Brasília, conseguimos esvaziar o estádio em uma hora, e graças à atuação de nossos voluntários”.
Os interessados podem ser inscrever pelo site: www.brasilvoluntario.gov.br
Já o professor da Faculdade de Economia, Fernando Tadeu, acredita que o povo cuiabano conseguirá fazer com que o turismo saia fortalecido com o evento, porque tem a característica de receber bem os visitantes. “Nós vamos nos integrar com o mundo e mostrar o temos de melhor, nossa hospitalidade, fortalecendo o turismo em nosso Estado”.