Cidades Segunda-Feira, 21 de Junho de 2021, 16h:10 | Atualizado:

Segunda-Feira, 21 de Junho de 2021, 16h:10 | Atualizado:

Notícia

Evento é aberto com live sobre “Envolvimento familiar na prevenção ao uso de drogas”

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Envolvimento familiar e o estímulo dos pais no desenvolvimento das habilidades sociais de seus/suas filhos/filhas na prevenção ao uso de drogas. Este foi o tema da live de abertura da Semana de Políticas sobre Drogas, transmitida na tarde desta segunda-feira (21.06). O evento é realizado pela Adjunta de Justiça (Saju) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), de forma online, e segue até a sexta-feira (25.06), sempre das 14h às 17h.

As discussões foram abertas pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, que destacou a importância das políticas de prevenção. “A repressão fica a cargo das forças de segurança, mas a política preventiva cabe a todos nós, passa por um diálogo entre as instituições, por isso agradeço aos palestrantes dos órgãos parceiros. Só assim conseguimos ter experiência e aprimorar políticas de prevenção, reduzindo o consumo, o que vai tornando inviável a distribuição criminosa das drogas”.

O assunto foi conduzido pela psicóloga da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), professora doutora Graciela Constantino, e mediado pela professora da Seduc-MT, Patrícia Simone da Silva Carvalho. A palestrante fez uma análise ampla sobre a questão do trabalho, empatia e outras que repercutem no dia a dia das famílias. “Hoje, é preciso fazer o gerenciamento das atividades rotineiras dentro de casa e também no trabalho, pois ele influencia a nossa atuação no mundo e no âmbito familiar, especialmente neste momento de pandemia que gera muitas incertezas”.

Ela ressaltou ainda que há alguns jovens que precisam de mais atenção, de empatia, de ações que valorizem a verdadeira comunicação. “Nesse sentido, é importante se colocar no lugar do outro, aceitar o outro tal como ele é. Os processos de constituição do sujeito, de constituição de personalidade, nunca foram tão desafiadores como nos tempos atuais, em que vivemos uma crise social, econômica, de sustentabilidade, de valores e sanitária”.

O tema geral do evento é “O desafio de atendimento a usuários de substâncias psicoativas em tempos de crise sanitária”, abordado por meio de live, webinário, painéis eletrônicos e pesquisa. São parceiros da iniciativa as Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setasc-MT), de Saúde (SES-MT) e de Educação (Seduc-MT), o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). O principal objetivo é promover o conhecimento sobre uso de drogas, as políticas públicas e a participação familiar, comunitária e social.

Segundo a secretária adjunta de Justiça, Lenice Silva, a prevenção ao uso de drogas é um importante passo para impedir o contato dos jovens com o crime. “Precisamos discutir o assunto, de uma forma mais humanizada e que nos leve a outros olhares sobre políticas públicas que podem ser eficazes no combate ao uso destas substâncias que, muitas vezes, é porta de entrada para o mundo do crime”.

Programação

Nesta terça-feira (22.06), ocorrerá o primeiro webinário “Novos olhares sobre as drogas nas políticas públicas”. Falarão sobre o tema a biomédica Susana Sandin Borges e a psicóloga Daniela Bezerra, ambas da SES-MT. A mediação será feita pela enfermeira da SES-MT, Maria Aparecida Milhomem. Já no dia 23, o tema será “O sujeito, as circunstâncias, a abordagem psicossocial no uso de drogas e Direitos Humanos”, com os palestrantes Robson Alves de Paula (psicólogo) e Alexandre Guedes (promotor de Justiça) e a mediadora Vanessa Galhardo Lopes, do CRESS-MT.

No dia 24 de junho, a professora doutora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marina Nolli Bittencourt falará sobre “Estratégia de Intervenção Breve – Assist 2.0, instrumentalidade da prevenção na promoção da Saúde e dos problemas ao uso de drogas”. O assunto será mediado pelo professor doutor da UFMT, Marcos Aurélio da Silva.

O encerramento ocorrerá no dia 25 de junho, com o tema “O cuidado ao usuário na perspectiva da atenção psicossocial e a RAP no SUS”, que será abordado pela assistente social da Secretaria Municipal de Várzea Grande, Soraya Danniza Barbosa Miter Simon. A biomédica da SES-MT, Susana Sandim Borges será a mediadora.

O evento é transmitido pelo YouTube, basta acessar a página https://www.youtube.com/channel/UCzjwCJTx7dMjr1JPdgveV7Q no horário da programação.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet