A área verde urbana localizada no bairro Jardim Itália, em Cuiabá, mais conhecido como Parque Tia Nair, que foi criado em 2007, pode ter alteração para Parque dos Bandeirantes, caso seja aprovado o projeto encaminhado pelo Executivo para a Câmara Municipal. O projeto chegou para ser votado em regime de urgência, mas os vereadores obstruíram a votação e no próximo dia primeiro de dezembro, terça-feira, ele volta ao plenário. Mas a família de Nair Cunha Monteiro já está mobilizando para que o nome do parque não seja alterado.
O desembargador aposentado, Leônidas Duarte Monteiro, sobrinho de Dona Nair, ressaltou que a homenagem foi justa a uma pessoa defensora de todas as mulheres cuiabanas que viveram aquela época. Ele destacou que era extremamente relevante o trabalho social prestado pelas senhoras naquele período. Segundo ele, foi uma luta não apenas no sentido de ajudar as pessoas, principalmente as menos favorecidas. “Ela tinha a visão da parte social na sua mais ampla extensão. Vejo como um desrespeito a sua memória, em relação o que está acontecendo agora”, lamentou.
Leopoldo Nigro, outro membro da família, chamou atenção para a preservação do valor da tradição cuiabana. A sociedade vai se mobilizar para manter o nome de Dona Nair na denominação do parque municipal de Cuiabá. Ela foi uma mulher exemplar, casada com om Álvaro Duarte Monteiro, com quem teve cinco filhos: Alvair, Alberto, Alvaro, Alaíde e Maria Tereza. Na sua avaliação, a homenagem representa o reconhecimento de sua luta e sua trajetória. A história dela deve ser preservada, não retirando o nome do parque. Hoje é a tia Nair, e o próximo quem será? “indagou.
Confome uma das filhas, Alaíde, Dona Nair foi uma mulher sensível e desprendida, além de muito religiosa e preocupada com as questões sociais da época em sua comunidade. “Mamãe teve um olhar especial para a educação, foi uma educadora nata, com foco na educação social familiar e como cidadã, se destacou pelo seu espírito de empreendendorismo, muito além de sua época”, observou.
Os vereadores, Leonardo Oliveira, Arilson da Silva, Alan Kardec, Maurelio Ribeiro e Dilemário Alencar, estão empenhados na derrubada do projeto. O vereador, Leonardo Oliveira que trabalhou para obstruir a votação disse não aceita a mudança do nome. Que se se faça um centro cultural lá dentro com outro nome, mas que permaneça o nome do parque de Tia Nair. “Eu sou um cuiabano tradicional e vou lutar por isso. Vou trabalhar contra essa ideia de mudança, pois tenho compromisso com o povo cuiabano”, disse ele.
O vereador Dilemário Alencar, frisou que alterar o nome de D. Nair sem o consentimento da família é um desrespeito. Ele disse que se sensibilizou com a causa e vai fazer uma defesa pública para que o nome dela permaneça no parque. “A mudança neste caso é um retrocesso. Acreditamos que a força da cuiabania é bem maior “, finalizou.
JO?O CARLOS CORREA DE CERQUEIRA
Quinta-Feira, 10 de Novembro de 2016, 07h27JO?O CARLOS CORREA DE CERQUEIRA
Quinta-Feira, 10 de Novembro de 2016, 07h27Ronei Duarte
Domingo, 29 de Novembro de 2015, 06h27Julio Campos,ex-Governador de MT
Sábado, 28 de Novembro de 2015, 19h23Paulo Cb?
Sábado, 28 de Novembro de 2015, 18h07Lucas Pedro
Sábado, 28 de Novembro de 2015, 13h53Luciano
Sábado, 28 de Novembro de 2015, 12h32