O professor de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso, Peter Büttner, morreu nesta quarta-feira, vítima da Covid-19, aos 86 anos. Ele estava internado há alguns dias, tratando a Covid-19, mas acabou não resistindo e faleceu.
Graduado em Filosofia pela Philosophisch Pädagogische Hochschule Der Salesianer e pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), em Teologia pelo Instituto Teológico Salesiano Pio IX, em cooperativismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o docente era especialista em Política Educacional e Legislação do Ensino, também pela UFMT, em Philosophy for Children pela Montclair State University, em Ciências Naturais pela Inspetoria Mec Campo Grande (MS), em Desenho Geométrico e Artístico pelo Ministério de Educação e Cultura Inspetoria de Campo Grande (MS), doutor e pós-doutor em Filosofia pela Leopold-Franzens-Universität zu Innsbruck (1988), e pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996).
Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entre 1974 e 2005, o professor Peter Büttner também foi coordenador de programa, chefe de departamento, coordenador de curso na graduação e de especialização, coordenador de pesquisa junto a Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação, integrante dos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Universitário (Consuni).
Outra vítima da Covid-19 é o árbitro de futebol Márcio Fabiano. A Federação Mato-grossense de Futebol confirmou o óbito, que ocorreu na cidade de Vilhena-RO.
De acordo com publicações de familiares, uma campanha de arrecadação está sendo articulada, para fazer o translado do corpo de Márcio de Vilhena (RO) para Cuiabá, onde morava. “Não da para acreditar, uma pessoa tão maravilhosa, que não tinha boca pra nada, um excelente profissional. Que pena!!! Senhor receba o meu amigo de braços abertos e de forças para a sua família”, lamentou uma amiga.
DADOS DA PANDEMIA
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (23.06), 443.963 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 11.796 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 484 internações em UTIs públicas e 363 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 87,84% para UTIs adulto e em 41% para enfermarias adulto.