Trinta e seis professores da Educação Infantil das seis unidades que aderiram ao Programa A União faz a Vida participam nesta sexta-feira (25), as 8 horas, de formação continuada. O evento, o primeiro deste ano, já reuniu em junho as Equipes gestoras, coordenadores das unidades e assessores pedagógicos, um total de 19 profissionais. As formações estão acontecendo de forma online, pelo Google Meet, no link, https://meet.google.com/hss-wbrnyzjz.
O A União Faz a Vida (PUFV) é um programa de responsabilidade social do Sicredi, que tem como principal objetivo promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Através da metodologia ativa e de projetos, os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.
A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins explicou que as formações continuadas realizadas em parceria com a instituição possibilitam aos profissionais conhecerem e vivenciarem a Metodologia do Programa A União Faz a Vida. “Dessa forma os profissionais são orientados em relação a prática pedagógica nos diferentes ambientes educacionais propostos pelo Programa, como as expedições investigativas e o trabalho com projetos que se baseiam nos princípios da cooperação e da cidadania”, contou Marcela Rezende.
O Programa A União Faz a Vida é executado nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Antônio Ferreira Valentim, Henrique da Silva Prado, Prof.ª Francisca Figueredo de Arruda Martins, Santa Cecília e Ten. Octacílio Sebastião da Cruz, com 2.171 crianças/estudantes e o envolvimento de 92 educadores.
Boas vindas
Para marcar o início das atividades em 2021, a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá em parceria com o Sicredi, fez visitas as seis unidades que participam do programa, com a Serenata dos mimos. “Muito mais do que entregar os mimos, respeitando todo o protocolo de segurança, levamos a música e o carinho do encontro, do falar olhando para o outro, momentos que tanto nos tem feito falta. Foram encontros rápidos, porém bastante significativos, com o objetivo de acalantar os gestores, com dinâmicas e palavras de afeto, refletir sobre a prática do Programa que é a de oportunizar a comunidade escolar a valorização da cooperação e da solidariedade”, disse Marcela Rezende.