A Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande realizou o Encontro Local do Projeto Trilhas com os formadores escolares. Foram três dias de muito estudo e troca de experiências. O evento ocorreu, na semana passada, no Núcleo Municipal de Tecnologia, localizado na antiga Escola Couto Magalhães, no centro da cidade. A reorganização da rotina escolar foi o primeiro conteúdo dos muitos que serão abordados nos encontros locais.
"A formação foi maravilhosa, todos contribuíram nas discussões sobre tempo escolar. Formar leitores é um dos objetivos do Projeto Trilhas e um compromisso dos trilheiros, que são os coordenadores pedagógicos das EMEBs e dos CMEIs da rede de ensino de Várzea Grande." destaca a técnica da SME Erika Meirelles, coordenadora local do Trilhas.
Ela acrescenta que a leitura de literatura não deve estar presente somente na sala de aula do professor alfabetizador, deve estar presente em todos os momentos de aprendizagem na escola, inclusive nas oficinas de acompanhamento pedagógico.
“E por isso, acreditamos que a participação dos monitores do letramento e dos professores comunitários do Programa Mais Educação nos encontros do Trilhas contribuirá para a formação de leitores e produtores de textos”, assinala a técnica Sandra Mara Borges, coordenadora do Projeto Mais Educação.
Ela lembra que a criança tem direito ao acesso à cultura escrita por meio da leitura de livros de qualidade, os jogos e as brincadeiras de faz de conta já fazem parte da sua rotina.
Érika frisa que o Projeto Trilhas é um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade com o objetivo de inserir as crianças em um universo letrado.
Os cadernos de orientação do Trilhas para ler e escrever trazem um roteiro de atividades para o professor que ajuda no seu planejamento. São atividades que asseguram a leitura diária e a garantia ao acesso a cultura escrita da criança e da alfabetização.
O Projeto Trilhas atua na alfabetização de crianças de até seis anos cuja metodologia é diversificada onde o lúdico sobrepõe ao aprendizado tradicional. A criança aprende através de jogos, literatura, contos, fábulas e produção de texto. O nome Trilhas vem de um caminho traçado para alcançar o conhecimento.