12 de Dezembro de 2019,

Cidades

A | A

Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019, 17h:20 | Atualizado:

Formatura do Proerd reúne alunos, pais e militares na Arena Pantanal

Na tarde desta quarta-feira (20.11), 7.650 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), de Cuiabá e Várzea Grande, se formaram. A cerimônia foi realizada na Arena Pantanal, em uma tarde de premiações, emoções e reconhecimento. A iniciativa é desenvolvida pela PM, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e prefeituras municipais.

Na festa, foram premiadas as melhores redações produzidas pelos alunos. Os prêmios (dinheiro, bicicletas, eletroeletrônicos e cursos de robótica e desenvolvimento de games) foram doados pelas secretarias de Educação do Estado e municipais, além da Associação Amigos do Proerd - junto as instituições financeiras Sicred, Sicob e Happy Code - Escola de Programação, Maker e Robótica.

Uma das premiadas foi a aluna da Escola Tiradentes, Maria Paula dos Rei Araujo, 13 anos, reconhecida com a melhor redação na categoria geral. Ela disse que o programa mudou a sua vida. Maria fez a leitura do seu texto sobre o Proerd para todos os presentes. “Tenho o programa como uma extensão do meu ensino e vida pessoal. Aprendo todos os dias como lidar com os males causados pelas drogas ou qualquer forma de violência”.

A sua mãe, a dona de casa, Fernanda Cristina dos Reis, estava emocionada e feliz com o reconhecimento dos estudos da filha. “Não estou contendo a minha felicidade. A Maria Paula é o nosso orgulho. Não tem ambiente que ela esteja que não fale o que aprendeu com o Proerd. É inspirador”.

A solenidade contou com a presença do comandante-geral coronel Jonildo José de Assis e da secretária de Estado de Educação Marioneide Angélica Kliemaschewsk, instrutores, professores, familiares e alunos.

O comandante-geral destacou a eficiência do programa entre crianças e adolescentes. Citou ainda que há 19 anos o Proerd é referência em todo estado, além de ser a maior ação contínua de prevenção às drogas e violência. “É um combate diário. Nossos alunos sabem como dizer não às drogas e a qualquer forma de violência. Celebrar o programa é reconhecer o empenho da coordenação, instrutores e parceiros”.

A secretária Marioneide frisou o trabalho de prevenção às drogas e erradicação da violência no ambiente escolar. Destacou que o resultado positivo vem da implementação da matriz curricular na inserção do programa. “Nós conseguimos levar para nossos jovens conteúdos que permeiam os valores morais, éticos e acima de tudo, contemplam a formação humana na mais completa plenitude”.

A festa ainda contou com a animação do mascote do Proerd, o Leão Daren, apresentação do corpo musical da Escola Tiradentes, do coral da escola municipal Salvelina Ferreira de Várzea Grande, da fanfarra marcial da escola estadual Ranulpho de Cuiabá.

O fechamento do evento foi com a leitura do juramento pelo aluno da escola municipal Victorino Monteiro da Silva, João Henrique Aranha, do 7º ano e acompanhado em coro pelos alunos nas arquibancadas.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS