Aripuanã abrirá na próxima semana o processo seletivo para credenciamento de psicólogos a fim de preencher uma vaga existente na comarca. As inscrições devem ser realizadas entre 22 de abril e 09 de maio exclusivamente na diretoria do fórum entre 12h e 19h. O credenciamento é regido pelo edital 2/2014, expedido pelo juiz Fabrício Sávio da Veiga Carlota.
Para se inscrever é necessário levar o requerimento de inscrição preenchido, a ficha cadastral, declaração de veracidade das informações, declaração de parentesco. Também são necessárias duas fotos 3x4, além dos documentos previstos no provimento 06/2014-CM (leia aqui).
O credenciamento tem validade de dois anos, prorrogável por uma única vez. A remuneração pode chegar até R$ 2.930, abono esse puramente indenizatório e variável de acordo com a produtividade, desempenho e resultado do trabalho. Vale ressaltar que psicólogos não são servidores e sim colaboradores da Justiça, por isso não há vínculo empregatício entre o Poder Judiciário e o profissional.
Dentre as funções do psicólogo estão avaliar as condições intelectuais e emocionais das partes envolvidas em procedimentos judiciais, auxiliar na avaliação e acompanhamento psicológico às partes e seus familiares; desenvolver trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas destinadas às partes e realizar visitas domiciliares e/ou institucionais, quando necessário.