Cidades Segunda-Feira, 31 de Março de 2025, 13h:16 | Atualizado:

Segunda-Feira, 31 de Março de 2025, 13h:16 | Atualizado:

GARIMPOS

Fungo que causa doença grave é descoberto por pesquisadores

 

G1-MT

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

pesquisa ufmt.jpg

 

Pesquisadores do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT), em Cuiabá, descobriram uma nova espécie de fungo denominado Paracoccidioides lutzii, causador da doença da Paracoccidioidomicose (PCM), uma infecção fúngica que afeta trabalhadores rurais, garimpeiros e pessoas em contato direto ou indireto com o solo.

De acordo com os pesquisadores, o fungo fica alojado no solo e, ao remexer a terra, a pessoa inala, indo parar nos pulmões.

A infecção pode causar sequelas pulmonares crônicas, como fibrose pulmonar, além de uma série de manifestações clínicas típicas, como úlceras na mucosa oral, nasal, gânglios cervicais, lesões na pele, em ossos e problemas nos olhos.

Ainda conforme as pesquisas, os homens são mais acometidos pela doença em uma proporção de 14 para 1 em relação às mulheres. O hormônio estrogênio exerce um efeito protetor, reduzindo os casos entre mulheres antes da puberdade e após a menopausa.

Segundo a coordenadora da pesquisa, a doutora Rosane Hahn, a Paracoccidioidomicose não possui cura, mas pode ser controlada com o tratamento adequado. Os casos são acompanhados pelo Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM).

Atualmente, o Ministério da Saúde está financiando um projeto para esse grupo de pesquisadores obterem um antígeno que possa ser utilizado em laboratórios dos estados brasileiros (LACEN’S).

A pesquisadora coordena um projeto em parceria com a Secretaria de Estado Agricultura Familiar (Seaf), que visa obter amostras de sangue de indivíduos envolvidos com agricultura familiar para realização da sorologia.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet