04 de Agosto de 2020,

Cidades

A | A

Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 17h:16 | Atualizado:

Galeria dos ex-presidentes da ALMT homenageia ex-deputado por 36 anos

O Salão Negro da Casa de Leis, mais conhecido como Galeria dos ex-presidentes, agora recebe o nome “Deputado Francisco Pinto de Oliveira”. A denominação foi oficializada por meio da resolução nº 5.381/2018, publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso que circula nesta quinta-feira (15).  

O espaço que dá acesso ao Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour foi escolhido para homenagear o parlamentar que teve mais tempo de mandato na Assembleia Legislativa até hoje. O capitão Francisco Pinto de Oliveira, conhecido como Coronel Chico Pinto, foi eleito pela primeira vez em 1900 e permaneceu na ALMT por 36 anos em mandatos consecutivos.  

“Era um homem polido, de fino trato, tolerante, hábil político e ocupou o período mais largo da historia do legislativo mato-grossense com 12 legislaturas”, destaca o ex-deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB), autor da proposta aprovada pelo Parlamento estadual.

O coronel Chico Pinto foi presidente da Assembleia Legislativa quando houve a “Caetanada”, movimento da década de 1910 que levou à renúncia do presidente do Estado, dos deputados estaduais, federais e senadores, dando origem à intervenção federal em Mato Grosso. Na Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha no Brasil, o Parlamento estadual foi fechado e voltou a funcionar com a convocação de eleições constituintes em 1934. O homenageado é também um dos parlamentares que assina a Constituição Estadual de 1935.

 



Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • | Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018, 00h49
    0
    0

    Coitado deve estar revirando dentro do caixáo com vergonha dos politicos q ai estáo

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS