31 de Março de 2020,

Cidades

A | A

Quinta-Feira, 26 de Março de 2015, 16h:23 | Atualizado:

Gestores da Sema aprendem sobre gestão eficiente

Cerca de 70 funcionários da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que atuam em cargos de liderança  participaram nesta quinta-feira (25.03), pelo segundo dia consecutivo, de uma capacitação promovida pela Secretaria Adjunta de Gestão Sistêmica (Sags) com a finalidade de apresentar o novo modelo de gestão adotada pelo governo do Estado. A proposta neste primeiro momento é resgatar a responsabilidade no atendimento das novas ferramentas de planejamento, monitoramento e controle que visem eficiência e também atendam à meta de 20% de redução dos gastos. 

O ciclo de palestras continua em abril, nos dias 2, 6 , 9 e 13, abordando outros assuntos referentes à execução de despesa e uso de recursos. De acordo com o secretário adjunto de Gestão Sistêmica, Benedito Nery Strobel, a Sema está cumprindo a determinação do governador Pedro Taques que é promover utilização racional e eficiente dos recursos sem perder a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Para obter esse bom desempenho, ele explica que é necessário adotar boas práticas de gestão, que atendam primeiramente aos princípios da legalidade, em seguida, evitar desperdícios. “Mas para isso é fundamental utilizar a ferramenta do planejamento, sem planejar não há meios de obter sucesso nessa missão”. 

Benedito acrescenta que os secretários de Estado em breve terão de apresentar a prestação de contas nos primeiros 100 dias ao governador e fazer um novo acordo de resultados, o que exigirá muito empenho das equipes de secretários adjuntos, superintendentes e coordenadores. Outro ponto fundamental neste início de gestão é conscientizar os líderes da importância de enxergar a máquina pública como um ‘todo’, o que exige em trabalho em conjunto para atender os indicadores propostos. “Além da busca pela sustentabilidade, própria do órgão ambiental, também temos que ter visão estratégica de futuro definida, plano de trabalho com foco, objetivo estratégico estruturado e cultura e clima organizacional que propiciem sinergia para esse trabalho em equipe, numa relação ganha-ganha”. 

A secretária adjunta de Mudanças Climáticas, Elaine Corsini, reforça que este momento é importante para a administração pública, nas áreas administrativa, financeira e também técnica, já que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem cobrado as boas práticas em todas as áreas. “É importante conhecer quais são os novos procedimentos para não ser cobrado no futuro. Também é fundamental atuarmos de forma integrada, para que um auxilie o outro na sua expertise”. Já a secretária adjunta de Bases Florestais, Ebenezer Borges Silva, frisa que é importante acima de tudo trabalhar seguindo os preceitos legais. “Temos que aliar celeridade com legalidade sempre”. 

Orientações importantes 

No dia 25, a coordenadora Financeira, Ágatha Santana, ministrou palestra sobre Execução Orçamentária e Financeira da Despesa da Sema 2015 (Decreto nº 11/2015), alertando aos gestores quais são as despesas prioritárias e que precisam ser cumpridas e o que deve ser evitado, além de mostrar quais as necessidades da secretaria diante do contingenciamento de recursos. Ela esteve novamente nesta quinta-feira (26.03) com os servidores da instituição para esclarecer como deve ser o procedimento a respeito de viagens e diárias. Também ministrou palestra o gerente de Transportes, Fábio Lopes, para orientar a respeito do uso de veículos, fazendo controle de combustível, evitando multas e avaria, promovendo manutenção corretiva e preventiva, entre outras questões importantes referentes ao setor. 

Funcionários aprovam

Para o integrante da Gerência de Patrimônio Mobiliário, Breno Camargo Santiago, 34 anos, que trabalha diretamente com controle patrimonial, cadastro, baixa e depreciação de bens móveis, o seminário foi uma iniciativa ótima. “É importante saber quais devem ser os procedimentos para dar andamento às atividades da secretaria. Se torna tudo mais claro e padronizado para o servidor. Também tivemos oportunidade de esclarecer dúvidas e até sugerir mudanças.” 

Outra funcionária que gostou das explicações foi Isabela de Almeida Barbosa, 26 anos, do Almoxarifado, que realiza controle de estoque, atendimento ao público, recebimento de materiais, termo de referência para compra, formalização de pagamento e fechamento do mês. “Muitos de nós não sabia dos trâmites do orçamento, achava que era só solicitar, mas têm os procedimentos corretos. E agora nosso trabalho vai envolver também a Sefaz para aprovar ou não os processos de aquisição.”

Programação de abril 

Haverá palestras nos dias 2, 6, 9 e 13, com os seguintes temas: Controle Interno e Movimentação de Bens Móveis e Layout de Ambiente; Termo de Referência, Assiduidade e Capacitação; e Processo de Pagamento e Novas Diretrizes sobre Convênios. O local é auditório Pantanal, na Sema, período da manhã, 8h30 às 11h30. 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS