15 de Agosto de 2020,

Cidades

A | A

Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 14h:14 | Atualizado:

Governo doará carro para atender indígenas em MT

O governador Pedro Taques e o secretário-chefe da Casa Civil, Max Russi, se reuniram nesta terça-feira (06.02) com o cacique Raoni Metuktire, que apresentou as necessidades das aldeias indígenas situadas na região norte de Mato Grosso.

Com o auxílio de um tradutor e acompanhado por outros índios Kayapós, o cacique Raoni apresentou a possibilidade de um convênio entre o Governo do Estado e o Instituto Raoni. A proposta para apoiar a instituição que representa cerca de 2.300 indígenas, localizados na região do baixo Xingu, foi prontamente aceita pelo governador Pedro Taques que se comprometeu com a doação de um veículo para atender o desenvolvimento de atividades que promovam o uso sustentável da biodiversidade e diminuam a vulnerabilidade da população indígena ao envolvimento com atividades predatórias.

Também foi discutido o apoio logístico para a mudança da Aldeia Piaraçu para cerca de dois quilômetros do local atual, ainda dentro do Parque Indígena do Xingu. A mudança tem o objetivo de resguardar a segurança da população, especialmente as crianças. O pedido se deve ao crescimento do trânsito nas estradas vicinais próximas a aldeia.

O grupo também solicitou ajuda para criar soluções na agricultura. “Precisamos mudar para a agricultura mecanizada, sem uso de fogo”, comentou o cacique. Os Kayapós querem abandonar o uso de fogo para limpar a área para o plantio. Para isso, solicitaram equipamentos, em especial patrulha mecanizada para preparar a terra para o plantio.

O encontro realizado no Palácio Paiaguás, foi intermediado pelo deputado estadual Baiano Filho. Participaram o secretário de Meio Ambiente André Baby e o prefeito de Santa Cruz do Xingu Marcos de Sá. 

 



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS