Na cidade de Cáceres (225 km de Cuiabá), as Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde começaram a vacinar a população em situação de rua contra a Covid-19 na última sexta-feira (9). De um grupo de 35 pessoas abordadas, 14 não quiseram se vacinar. Os profissionais envolvidos na ação fizeram muitirão percorrendo pontos centrais e bairros periféricos do município.
Na imunização desse público, são utilizadas doses da vacina Janssen, que necessita de uma única aplicação. "Como a vacina Janssen é dose única, esse público já sai imunizado. Isso é muito importante, porque se aplicarmos vacinas que precisam da segunda dose, o risco dessas pessoas não voltarem é muito grande”, observou a secretária de Assistência Social, Fabíola Campos.
Conforme a secretária, num primeiro momento, apenas 21 pessoas aceitaram receber o imunizante. “ Outras 14 pessoas não quiseram se vacinar. A nossa intenção era vacinar todas elas, mas não podemos obrigá-las, infelizmente. Mesmo com toda pedagogia e educação nas abordagens várias delas não aceitaram”, comentou a gestora.
Conforme Fabíola, durante a noite as equipes vão sair novamente para tentar vacinar mais pessoas. A secretária municipal de Saúde, Elis Fernanda de Melo Silva, observou que esse público, por viver em situação de rua e em vulnerabilidade, não atende as convocações. Por esse motivo, pontua a gestora, a ação de ir até eles é inclusiva e humanitária. "Vamos ampliar a vacinação até que todos sejam imunizados. É hora de salvar vidas, todas são muito importantes para nós”, destacou Elis.