Defesa Civil
Doze municípios de Mato Grosso tiveram homologados decretos de situação de emergência pelo governo de Mato Grosso. A lista foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado que circula nesta quarta-feira (26) e elenca importantes produtores estaduais de grãos e carne bovina. A vigência é de 180 dias.
Constam na relação Barra do Bugres, Confresa, Ipiranga do Norte, Itaúba, Matupá, Mirassol D'Oeste, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Sorriso e Terra Nova do Norte.
Segundo o superintendente da Defesa Civil de Mato Grosso, coronel bombeiro Sérgio Delamônica, novas homologações estão sob análise e ainda devem ser feitas pelo Executivo estadual.
As publicações devem favorecer os municípios na busca por recursos para reparação dos estragos causados pelas águas e reconstrução de algumas obras. "Existem vários pedidos e estamos atendendo a todos", afirmou o gestor da Defesa Civil.
Chuvas intensas provocaram sérios danos tanto no perímetro urbano quanto nas áreas rurais. Afetaram também a colheita de grãos no estado e o escoamento da produção agrícola.
Em Sorriso, no médio norte mato-grossense, por exemplo, o excesso de chuva alagou algumas lavouras e interrompeu a retirada da soja dos campos. O município é o principal produtor mundial da cultura e nesta safra plantou 577,7 mil hectares com a oleaginosa.
Ainda na mesma região, as fortes chuvas fizeram com que uma barragem estourasse e inundasse a BR-163, principal rota de escoamento da produção agropecuária. Por cerca de uma semana, a passagem de veículos de passeio e cargas ficou liberada em meia pista.
Reconhecidos pela União
No último dia 18 a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência de nove municípios mato-grossenses. Alguns deles estão elencados na relação desta quarta-feira pelo governo mato-grossense, sendo: Barra do Bugres, Confresa, Ipiranga, Matupá, Mirassol, Nova Guarita, Nova Santa Helena e Sorriso.