Cidades Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018, 08h:26 | Atualizado:

Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018, 08h:26 | Atualizado:

AMBIENTAL

Ibama flagra desmate com correntões em MT

 

ROSI MEDEIROS
TVCA

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

correntao.jpeg

 

Uma área de 1,1 mil hectares foi embargada nessa quinta-feira (18) por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) em Juara, a 690 km de Cuiabá. Nenhuma pessoa foi presa.

Segundo o Ibama, foi constatado o desmatamento ilegal na área. A derrubada de árvore estava sendo feita com o uso dos chamados 'correntões' em uma área de cerrado, aberta ilegalmente para ser usado para agricultura.

Na prática do correntão, os desmatadores colocam correntes seguradas por tratores. As máquinas conseguem arrancar e arrastar com facilidade, ao mesmo tempo, árvores de mais de 30 metros de altura.

Segundo informações da superintendência regional do Ibama, o dono da propriedade recebeu um multa de R$ 1,1 milhão pelo desmatamento ilegal.

De acordo com o Ibama, a fazenda não tinha sequer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), nem licenciamento ambiental. Foram apreendidos cinco tratores que eram usados na derrubada das árvores e da vegetação. Eles foram encaminhados ao posto do Ibama em Juína.

A operação contou com ajuda de policiais civis e militares.

 





Postar um novo comentário





Comentários (3)

  • Francisco

    Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018, 10h40
  • Parabéns ao IBAMA, um órgão federal que efetivamente trabalha.
    2
    1



  • Roberto

    Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018, 09h23
  • Completando o comentário da Fátima já existia uma Lei para não o uso de CORRENTÃO a uns dez anos Lei Federal e que os Deputados com o governador e o vice governador deste governo que esta terminando em Mato Grosso ou seja um desgoverno uma Lei na Assembleia aprovaram a volta do CORRENTÃO.
    1
    1



  • Fatima

    Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2018, 08h50
  • ESSA PRÁTICA DO USO DO CORRENTÃO É CRIME AMBIENTAL QUE VOLTOU A SER LEGALIZADO AQUI NO BRASIL, É UMA FORMA DE ARRANCAR TODAS AS PLANTAS QUE ESTIVEREM PELO CAMINHO, UMA FORMA RÁPIDA DE PROMOVER O DESMATAMENTO E ALEM DISSO SÃO ARRANCADAS ÁRVORES QUE TEM SUA DERRUBADA PROIBIDA POR LEI E DE ESPÉCIES QUE ESTÃO EM EXTINÇÃO QUE NECESSITA DE PRESERVAÇÃO E AINDA MAIS COMPROMETE OS ANIMAIS QUE VIVEM ALI NA ÁREA E TEM SEU HABITAT DESEQUILIBRADO E EXTINTO, PORTANTO ESSA PRÁTICA DO USO DO CORRENTÃO NÃO É RECOMENDADA EM NENHUM LUGAR DO MUNDO, PELO DANO QUE ELA CAUSA PRINCIPALMENTE AOS SERES VIVOS.
    8
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet